Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

domingo, 31 de outubro de 2010

O voto e a fé ( Por Andre Suegama e Valdir Higino )

 Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Com essa frase, dita ha 2 mil anos, quando perguntado se era licito pagar impostos, Cristo, já definia bem a questão de que política e religião não se misturam. Isso reflete a grande influencia que a religião exerce sobre a Política, quando questões éticas e morais são envolvidas nas polêmicas discutidas, desde tempos remotos.


Nas discussões sobre pesquisas com células-tronco embrionárias, legalização do aborto, casamento gay, união civil entre homossexuais, proibição do uso de símbolos religiosos em lugares públicos, legalização da eutanásia e demais questões, padres, bispos, pastores, rabinos, evangélicos, a CNBB, a Igreja Católica e o Vaticano exercem forte lobby, militância e pressão política, transformando-se em verdadeiros cabos eleitorais. As igrejas e os templos se tornam locais de aparição publica e grandes comícios.

Nestas eleições, houve a reviravolta no primeiro turno, na qual as pesquisas que indicavam a vitoria de Dilma Roussef já no primeiro turno não se concretizaram, havendo o segundo turno com Jose Serra e a ascensão de Marina Silva na ultima hora. Isso se deveu as acusações sobre a suposta defesa do aborto por parte de Dilma Roussef. Na eleição para prefeito de São Paulo em 1985, o candidato que era o 1º colocado nas pesquisas, se declarou ateu num debate de televisão e surpreendentemente acabou perdendo o pleito e muitos acreditam que foi por causa dessa declaração. Não levaram em conta se ele poderia ser um bom administrador.

Daí a importância de se ficar em alerta para que o Congresso Nacional não se torne uma espécie de “Santa Inquisição” velada, onde questões que beneficiariam milhares de pessoas como as células-tronco, por exemplo, fiquem travadas nas mãos dos supostos representantes de Deus em nome da ética, da moral e dos bons costumes.

E aproveitando o assunto, o Garagem online fez uma enquete com o pessoal da ABDIM. Os resultados dão que 50% acreditam que a religião influencia em suas vidas contra 50% que não acreditam na informação. Na outra pesquisa, 39 pessoas acreditam que a religião influencia na política contra 24 que não acreditam na informação.

Consultando no dicionário Aurélio o significado de influência, veremos o seguinte: s.f. Ação de uma pessoa ou de uma coisa sobre outra: ter grande influência sobre uma criança; influência do clima sobre o temperamento. / Ascendência, autoridade, crédito, prestígio, preponderância. / Influxo.


Perguntamos, nesse contexto, até que ponto nós somos de fato influenciados na era dos Ipods e do MP3. Apesar do aparato tecnológico que amplia a circulação e a criação de informações – chegando até ao ponto de desinformar, tamanho o excesso de notícias – vemos que comportamentos extremamente tradicionais e religiosos ainda são diluídos em campos da sociedade que, a priori, deveriam ter evoluído moralmente, no decorrer da história. No caso do conhecimento científico, que sempre se colocou distante do discurso da religião, percebe-se que as decisões relacionadas a políticas científicas ainda são fortemente ligadas a interesses políticos – estes sim conduzidos de maneira religiosa. Ainda vemos que o retrocesso é a palavra de ordem, e que o progresso é esquecido.

Créditos: André Hidemi, Valdir Higino, José Aparecido, Ana Carolina.

Correção : Bruno de Pierro 

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Eu vou me adaptar! ( Por Felipe Roldão e Alexandre Cabral )

Nosso terapeuta Ocupacional Paulo Rogério nos conta um pouco sobre sua profissão dando ênfase as adaptações.

Confira!

1- Como é o trabalho para um T.O com adaptações? Para realizar adaptações requer um outro curso específico fora a graduação?

Todo Tepareuta Ocupacional é um especialista em analisar as atividades humanas e em especial intervir quando o ser humano apresenta dificuldades em realizá-las. Nesta intervenção o Terapeuta Ocupacional vai utilizar de técnicas aprendidas, o uso de adptações e a confecção das mesmas é uma destas técnicas.

Para confecção de adaptações com enfoque mais tecnológico, é necessário o conhecimento técnico ou, o mais comum é o Terapeuta Ocupacional se associar à profissionais que possuam este conhecimento (técnicos, engenheiros, arquitetos, etc.);

2- Houveram avanços nas técnicas? Quais?

Sim e muito avanço após a consolidação da profissão e de cursos de especialização em Tecnologia Assistiva. É difícil citar quais os avanços em si, porém o desenvolvimento de softwares e equipamentos visando pessoas com necessidades especiais e o conhecimento por parte da população de que há um profissional com o enfoque do Terapeuta Ocupacional, tem contribuído para o avanço na área.

3-Para você como é trabalhar com Terapia Ocupacional?

Gratificante. O enfoque nas potencialidades da pessoa e não nas suas dificuldades foi o que me chamou a atenção e contribuiu para que eu deixasse a área de telecomunicações, na qual trabalhei por 6 anos, iniciando na Terapia Ocupacional, utilizando ambos os conhecimentos.

4- Como surgem as idéias para se fazer uma adaptação?

A partir da análise da atividade, na qual vemos as dificuldades na execução e como a adaptação pode auxiliar ou potencializar. Também a partir de idéias vindas da pessoa que irá utilizar e de outras adaptações que obtiveram sucesso.

5- Qual a diferença do Terapeuta Ocupacional Brasileiro do Europeu?

Eu especificamente tive contato com um terapeuta ocupacional irlandês. A maior diferença está no quesito criatividade. O terapeuta ocupacional irlandês possui acesso facilitado à recursos e tecnologias de alto custo. Já no Brasil temos menor acesso, não somente nessa área, mas em todas relacionadas à acessibilidade. Sendo assim, o profissional brasileiro apresenta maior criatividade e capacidade de resolução de problemas.

6- O governo estrangeiro investe mais em tecnologia do que o governo brasileiro?

Sim, pelo menos aparentemente os governos enxergam a tecnologia como facilitar e direito e não como luxo. Aqui, tenho a impressão que há ainda a visão de que isto é luxo e pode ser supérfluo, portanto, não necessária.

7-É muito diferente trabalhar com pacientes portadores de distrofia muscular de outras patologias?

Cada paciente é diferente – cada pessoa possui suas particularidades. A única mudança é o fato deste perfil populacional se adaptar e achar seus próprios meios de executarem as atividades do dia-a-dia, nos ensinando muito, Fora este fato vocês são tão “legais” quanto nós e quanto qualquer pessoa.

Supervisão: Viviane

FUNDAÇÃO MAKE WISH REALIZANDO SONHOS ( Por Vitor Moscheta )

O nosso amigo e paciente da ABDIM, Vitor Moscheta, tinha um grande sonho que era ganhar um Laptop, e graças à fundação MAKE A WISH, ele teve o seu sonho realizado.

Foi através de uma amiga da sua irmã que é voluntária da instituição que ele conheceu o trabalho da MAKE A WISH.

Ela instruiu o Vítor a escrever uma carta falando sobre seu sonho. Vítor então escreveu pedindo um laptop, dizia na carta que sempre quis ter um, porém sua mãe não tinha condições financeiras para arcar com a compra.

Foi então a partir dessa carta que tudo aconteceu ...

Algumas pessoas da fundação MAKE A WISH foram até a sua casa para conhecer ele e sua família e lógico o seu grande sonho. Foi uma tarde muito agradável, fizeram inúmeras perguntar ao próprio Vítor, que nem imaginava que o grande dia estava prestes à chegar.

Foi então que em um domingo de agosto seu sonho se realizou. O encontro foi marcado no autódromo de Interlagos, ele achou muito legal por que foi bem no dia que tinha PORSCHE GT3 CUP CHALLENGE BRASIL, ele adora carros, Vítor recebeu seu tão esperado laptop das mãos de um piloto que além de dar o presente ainda permitiu ao Vítor explorar todo seu carro. Vítor e a sua família aproveitaram muito bem o domingo, assistiram à corrida e saíram do autódromo com o presente nas mãos.

A MAKE A WISH É ASSIM.... REALIZA SONHOS

A MAKE A WISH Brasil foi fundada em 2008 e filiada a MAKE A WISH INTERNATIONAL que realiza os sonhos e desejos de crianças de 3 a 17 anos, portadoras de doenças que possam colocar em riscos sua vida, enriquecendo a experiência humana com esperança, força e alegria.

VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR A MAKE WISH

As doações podem ser feitas através de cartão de crédito ou débito ou depósito em conta corrente:

Bradesco:

Agencia 0120-1

Conta 135956-8

Associação O poder do Desejo

CNPJ 10.453.012/0001-25

Make a Wish Brasil

Contatos:

Al. dos Nhambiquaras, 239, Moema, São Paulo

+55 11 5081.3601

+55 11 5081.3598

e-mail: contato@makeawish.org.br

Site: http://www.makeawish.org.br/

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

E Viva o Dia 13! ( por Alex Alan )

Dia 13 de Outubro foi o dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, e como o Garagem Online não poderia ficar de fora dessa data, fizemos um breve resumo sobre essas profissões:


Fisioterapia

A fisioterapia é a ciência que estuda o movimento humano, tendo em vista a prevenção e o tratamento de distúrbios biomecânicos e de funcionalidade humana usando os recursos físicos e naturais do corpo humano.

Os fisioterapeutas são formados em um curso superior, pelo qual são capacitados a avaliar, reavaliar e prescrever tratamentos físicos, órteses com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens especificas que tem o objetivo de avaliar, tratar e minimizar problemas e prevenir as mais variadas disfunções.

Eles podem tratar os pacientes em consultório, clinica, centro de reabilitação e hospitais.

Uma formação curricular permite ao fisioterapeuta, em sua avaliação ou consulta a formulação do diagnóstico fisioterapêutico (cinesiológico-funcional).

.
A fisioterapia foi regulamentada oficialmente no Brasil pelo Decreto-lei nº 938 em 1969 e pela Lei federal nº 6. 316 em 1975.
Muitas pessoas não sabem da importância dos fisioterapeutas para os portadores de deficiências físicas, mas os pais, parente e amigos, que tentam conseguir uma qualidade melhor de vida sem dor para os pacientes, reconhecem essa atividade fundamental durante o tratamento.

Santa Alphais é considerada a padroeira dos fisioterapeutas



Terapia Ocupacional

A primeira guerra mundial deixou muitas seqüelas no mundo. Naquele período, surgiram muitas novas profissões, entre elas a Terapia Ocupacional (TO), por volta de 1918, com o objetivo de ajudar um grande número de pessoas mutiladas e incapacitadas ou com distúrbios neurológicos.

O primeiro curso no Brasil surgiu na Universidade de São Paulo (USP), no final da década de 1950. No entanto, a profissão só foi regulamentada em 1969.

Poucos conhecem esses profissionais, que se dedicam a cuidar de pessoas com problemas físicos, sensoriais, mentais, sociais ou psicológicos. As principais atividades da TO são o planejamento e organização do dia-a-dia, possibilitando autonomia e independência possível para melhorar a qualidade de vida.

O trabalho do terapeuta interfere diretamente na realização de atividades cotidianas, principalmente, tais como escovar os dentes, levar alimento à boca, além de atividades mais complexas, como dirigir.

Graças a esses profissionais, os pacientes aumentam suas chances de voltar a desempenhar suas atividades de vida diária, afirmando seus papeis na sociedade.

São muitas complicações para aqueles que necessitam de tratamentos, e o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional tentam nos proporcionar esta tão esperada qualidade de vida.

Faço o agradecimento para esse profissional que tanto nos ajuda a ter uma vida normal, dentro do possível. Parabéns pelo seu dia, e que você seja esse profissional tão especial. Continuem com esse trabalho brilhante para todos.

Muito obrigado.

Supervisão: Ana Carolina Gomes


Revisão: Bruno de Pierro

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Carnaval nas Eleições (por Andre Hidemi)

Um verdadeiro Carnaval foi o resultado destas eleições. O Brasil, em especial o estado de São Paulo, elegeu por 1,35 milhão de votos Tiririca como deputado federal mais votado do país. Com os discursos ´´Você sabe o que faz um deputado federal? Não. Nem eu. Quando eu entrar, te conto´´; ´´Pior do que tá não fica´´ e ´´O povo não é palhaço não, mas eu sou´´, Tiririca obteve grande sucesso nas urnas e sua propaganda foi a mais comentada do Brasil. Além disso, Tiririca levou consigo mais três candidatos da chapa para a vaga de deputado federal, ocupando os lugares de alguns candidatos que inclusive tiveram mais votos do que eles.

A regra do quociente eleitoral que conta os votos que o partido recebeu e de acordo com esse número divide entre os candidatos listados do partido ou da coligação explica esse fenômeno.

O debate no qual Weslian Roriz, mulher de Joaquim Roriz, defendeu toda a corrupção do marido foi outro símbolo do Carnaval que virou esta eleição e seu vídeo foi um sucesso no youtube. Weslian Roriz mostrou o despreparo de algumas pessoas que exercem cargos públicos e todo tipo de sujeira que pode estar nos bastidores de Política.


Video que mostra o despreparo da candidata que pretende governar a capital da republica. Hilário!

A polêmica gerada pela decisão da justiça de censurar as críticas humorísticas feitas aos políticos foi outro sinal do Carnaval, uma verdadeira piada. Todos os programas de televisão e rádio ficaram proibidos de fazer piadinhas com os políticos. Essas eleições também foram marcadas pela indecisão quanto a validade e aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa, que visava impedir as candidaturas de políticos com ficha suja. Muitos políticos ainda não sabem se poderão assumir seus cargos porque estão sendo julgados pela Justiça e não se sabe ainda se a Lei da Ficha Limpa deveria valer já em 2010.

Enfim, estamos no Carnaval de novo no Brasil e o que nos resta é rebolar ao ritmo do Rebolation e relaxar, pois, segundo um grande filósofo da Humanidade ´´pior do que tá, não fica´´.

Abram alas para a renovação no congresso nacional e que Deus nos acuda!

O Andre possui um blog pessoal com outras de suas posições politicas.


É só conferir em: http://andrehidemisuegama.blogspot.com/




terça-feira, 12 de outubro de 2010

Breve resumo do sistema político brasileiro ( Por Andre Hidemi )

No dia 3 deoutubro, foram realizadas as eleições 2010. Desta vez, a população brasileira votou para seis cargos: Deputado Estadual, Deputado Federal, dois Senadores,Governador e Presidente da República.

O deputado estadual elabora leis em nível estadual e fiscaliza o governador, ocupa a Assembléia Legislativa. O deputado federal elabora leis em nível federal e fiscaliza o Presidente da República,ocupa a Câmara. O senador elabora leis em nível federal, autoriza a nomeação de embaixadores, opina em matéria da política externa do país e fiscaliza o Presidente da República, ocupa o Senado.

O Congresso Nacional é composto pela Câmara e pelo Senado. No Senado, cada Estado elege três senadores. Na Câmara, cada Estado elege uma quantidade de deputados federais proporcional ao número de seus habitantes. Isso decorre do fato de se haver um equilíbrio de forças, uma vez que pela Câmara, o Estado mais populoso tem o maior número de ocupantes e pelo Senado todos os Estados serem representados por três senadores, dando oportunidade de os Estados menos populosos terem voz. Assim, para um projeto ser aprovado, ele tem de passar na Câmara e depois no Senado ou vice-versa; se houver alguma mudança significativa no projeto em uma das casas, ele é encaminhado para a votação na outra novamente. O mandato de deputado federal é de quatro anos. O mandato de senador é de oito anos, sendo que em uma eleição escolhemos um senador e na outra escolhemos os outros dois senadores. O deputado estadual, o deputado federal e o senador consistem em pessoas sábias que representam parcelas da população, uma vez que está não tenha tempo e nem conhecimento suficiente para exercer a atividade política, delegando essa tarefa. O governador administra o Estado e o Presidente da República administra a nação.

Se, na eleição, o governador e o presidente tiverem mais de 50% dos votos, o pleito é decidido já no primeiro turno, caso contrário é necessário haver um segundo turno. No Brasil, existem 27 partidos políticos: PSDB, PT,PMDB, DEM, PTB, PP, PR, PPS, PSB, PDT, PC do B, PRB, PV, PSOL, PSTU, PCB, PCO,PSDC, PSC, PMN, PHS, PRP, PSL, PTN, PTC, PRTB e PT do B. Além da eleição para os cargos citados acima, existe a eleição para Vereador e Prefeito, sendo o primeiro responsável por elaborar as leis em nível municipal e fiscalizar o Prefeito, e este de administrar o município. Bom, esse foi um breve resumo sobre o sistema político brasileiro.
              

                                                            
Supervisão: Ana Gomes dos Santos

Correção: Bruno de Pierro

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

2° edição da Galeria de Artes ”Espaço Criativo”.

O garagem-online tem o prazer de publicar a 2° edição da Galeria de Artes ”Espaço Criativo”.

Registro de momentos muito especiais, pois as obras foram produzidas coletivamente, por pacientes do período da manhã e da tarde, contamos com os arranjos e colaboração do nosso querido artista e amigo Carlos MacQuillin (Projeto Quadro de Cubos e DNA), com o talento e carinho de Silvia J. Nakazune (elaboração e criação do Projeto Copa do Mundo).

Mas nada teria sido possível se a coordenadora do setor de Terapia Ocupacional Adriana Klein, não acreditasse em todos nós e fizesse tudo virar realidade, ela nos conta como surgiram estas possibilidades.

Como tudo começou...


Por: Adriana Klein

A tradição de trabalhos artísticos utilizando como recurso terapêutico “o papel” teve inicio no nosso setor em 2008... Quando a terapeuta ocupacional Silvia começou a utilizar a técnica de origami com alguns pacientes.

Com o tempo pudemos perceber que além dos pacientes estarem gostando, esta técnica acabava estimulando outras áreas de conhecimento como a criatividade, memória, motivação e principalmente um desafio que levava a um produto final lindo de morrer!!

Assim logo conhecemos o artista Carlos, engenheiro especializado em origamis, Kirigames, entre outras técnicas...

Conversamos com ele sobre o talento dos nossos pacientes, e logo ele se empolgou em vir nos visitar!

Quando chegou aqui, ficou encantado com os trabalhos já realizados durante as sessões de TO e então logo estabelecemos uma forma de estimularmos o potencial de cada paciente com obras coletivas projetadas pelo artista.

Não podemos deixar de citar que todo este projeto foi possível com o patrocínio de uma família muito querida, que acreditou nesta idéia e colaborou com a compra de equipamentos e materiais fundamentais, como guilhotinas, tesouras, papéis especiais entre outros.

Sendo assim a proposta da oficina artística tem despertado diversos potenciais, inclusive há alguns pacientes produzindo peças para as obras originais do artista.

Já foram realizadas três obras coletivas, duas outras estão á caminho, uma até o início da primavera, e outra até a nossa festa de Natal... Aguardem!!!

Na Festa de final do ano pretendemos realizar a primeira exposição das obras coletivas e algumas individuais também, para divulgação deste trabalho, que na nossa percepção esta apenas começando.




Elaboração: Zizi Marques e Valdir Higino

Colaboração: Adriana Klein e Silvia J. Nakazune – Setor de T.O