Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

“Meus Passos... Onde estão os meus passos? ” ( Por Zizi Marques )

Para uma pessoa que perdeu a sua capacidade de andar, seja total ou parcialmente, de forma trágica ou patológica, voltar a andar significa conquistar a liberdade outrora perdida, infelizmente às vezes este retrocesso não é possível, e a cadeira de rodas passa a ser o meio de locomoção mais viável.

O sonho de consumo de qualquer “cadeirante” (que utilize cadeira de rodas comum) é locomover-se por meio de uma cadeira de rodas motorizada que tem um custo bastante elevado no mercado e por isto é pouco acessível; porém nem todas as patologias conseguem utilizar os modelos que o mercado oferece, pois a opção de comando da cadeira é com as mãos.

Pensando na dificuldade de pessoas portadoras de graves seqüelas motoras como Paralisia Cerebral, Tetraplegia, Distrofia Muscular Progressiva, entre outras; O Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo apoiado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSI – TEC) vem, através do convênio assinado com a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPCD), desenvolvendo um projeto chamado Módulo de Controle Inteligente para cadeira de rodas, este traz a alternativa de conduzir a cadeira de rodas utilizando diversos acionadores com modos de toque, touchscreen, queixo, sopro, ampliando o acesso e barateando os custos, pois as cadeiras de rodas motorizadas fabricadas no Brasil são montadas com módulos de controle e motores importados.

Os profissionais dos Laboratórios (LSI – TEC) estão desenvolvendo hardwares do módulo de controle, softwares embarcados e softwares de configuração, além da interface para interação com cadeiras de rodas motorizadas.

A equipe do setor de Terapia Ocupacional da Abdim, por meio da coordenadora Adriana Klein foi convidada a visitar o Laboratório de Sistemas para testar os diferentes Joysticks com o objetivo de avaliar e emitir opiniões sobre a possibilidade de uso em pacientes com Distrofia Muscular Progressiva.

Estamos na torcida, por esta grande conquista!!!

Mais Informações:

Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP  http://www.isi.usp.br/

Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico http://www.isitec.org.br/

contato@Isitec.org.br





Participação: Adriana Nathalie Klein – Coordenadora do Setor de Terapia Ocupacional

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Mundo gira nas rodas da minha cadeira ( Por Gustavo Adolfo )

Ilustração de Douglas Maciel

Sabemos o quanto é importante o uso de uma cadeira de rodas á quem necessita de auxilio para locomover-se, utilizá-la de forma inadequada pode causar prejuízos ao paciente.

Nosso amigo Gustavo Adolfo entrevistou a coordenadora de Terapia Ocupacional Adriana Klein e tira todas as dúvidas sobre Cadeira de Rodas Padrão e Cadeira de Rodas Adaptadas.





A IMPORTÂNCIA DA CADEIRA DE RODAS ADAPTADA? E Qual a CONSEQUÊNCIA DA CADEIRA DE RODAS SEM ADAPTAÇÃO?

As Distrofias musculares muitas vezes causam desequilíbrio muscular na
região da cintura pélvica e na coluna vertebral, se o paciente ficar sentado sem um sistema de adequação postural pode favorecer esse desequilíbrio, acentuando as deformidades.

Nem todos os pacientes com distrofia muscular tem indicação de uso de
sistema de adequação postural, mas devemos ficar atentos para sempre
priorizar a adequação postural, porém sem prejudicar a capacidade funcional e ainda darmos conforto ao paciente.

Estes três fatores nem sempre são contemplados, pois às vezes queremos estimular um melhor posicionamento do paciente com adaptações na cadeira, porém ele pode perder a capacidade de alimentar-se sozinho ou jogar o vídeo game... Adaptar cadeiras é sem duvida sempre um desafio!

UMA CADEIRA DE RODAS PADRÂO SERVE PARA TODAS AS DEFICIENCIAS?

Não, pessoas não são como roupas, com tamanhos P,M,G. Há diversos
modelos no mercado, desde as mais baratas, até com características
diferentes, como por exemplo, cadeiras de rodas de atletas possuem sistema de cambagem nos pneus, pacientes com tetraplegia necessitam de cadeira de rodas completas, com apoios de cabeça, sistema tilt.
Pacientes com distrofia muscular se adaptam a modelos de cadeiras de
rodas com angulo de assento e encosto em 90 graus, mas quando há queixas de dores na região de membros inferiores, há necessidade de sistema tilt para alivio da região afetada.

COMO É FEITO UMA ADAPTAÇÃO DE CADEIRA DE RODAS?

Primeiro é decidido se a cadeira de rodas atual é capaz de receber um
sistema de adequação postura, pois muitas vezes a cadeira de rodas é
velha.

QUAL A MELHOR CADEIRA DE RODAS PARA UM IDOSO?

Cadeira de rodas confortáveis, que dêem apoio para a região "mais
arredondada" da coluna, que denominamos cifose fisiológica.

QUAL A MELHOR CADEIRA DE RODAS PARA UMA CRIANÇA?

Depende da patologia, mas deve-se analisar a idade, para prescrever um
tamanho de cadeira que permita uma participação social e interação com
outras crianças da mesma faixa etária, facilite a locomoção do cuidador (às vezes o cuidador tem que abaixar demais para conduzir o paciente), outro ponto importante é priorizar a segurança, pois as outras crianças costumam querer brincar e acidentes podem acontecer.

QUAL O NOME DO PROFISSIONAL QUE ADAPTA/CONFECCIONA CADEIRA DE RODAS?

Não tem um nome, geralmente terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas
especializados em sistemas de adequação postural e cadeiras de rodas.

QUAL A MELHOR CADEIRA DE RODAS APROPRIADA PARA PRAIA?

Qualquer cadeira de boa qualidade pode ir à praia, porém há
necessidade de dobrar a atenção para quem está levando esta cadeira, pois a areia é uma superfície instável, e acidentes são comuns, por isto o uso do cinto de segurança é importante e limpar muito bem o sistema de rodas para evitar que enferruje, outra limitação é a água, ela deve chegar apenas na rodas, evitando molhar o tecido do assento/encosto.
Atualmente tem modelos de cadeiras de rodas para uso exclusivo na
praia, eu não conheço nenhum paciente que possui, porém ela permite a
entrada no mar sem comprometer os tecidos.

ONDE FABRICA AS PEÇAS DA ADAPTAÇÂO DA CADEIRA DE RODAS?

Tem diversas empresas e oficinas ortopédicas que confeccionam as peças
de sistema de adaptação, porém o que as diferenciam é a presença de um
profissional de reabilitação especializado sempre junto para realizar
qualquer procedimento de adequação postural.

EXISTE ALGUMA RESTRIÇÂO PARA CADEIRAS MOTORIZADAS?

As cadeiras motorizadas permitem grande mobilidade e independência, apesar de ser um sistema caro e que exige revisões constantes, exige também um meio de transporte que facilite a locomoção já que um sistema motorizado pesa acima de 60kg. Segue as mesmas observações para indicação de uso de
sistema de adequação postural e segurança.

Supervisão: Ana Carolina Gomes



Colaboração: Setor de Terapia Ocupacional


Participação: Adriana Klein - Coordenadora do Setor de T.O

Transporte ( Por: José Aparecido )

O transporte para os deficientes físicos em muitos lugares é escasso
e não atendem por completo a necessidades de acessibilidade e
assiduidade que um transporte específico necessitaria para levar e
trazer, desde a sua casa ate o trabalho, escola, lazer e etc.

Este transporte é essencial para a integração do deficiente físico a
sociedade, pois proporciona a interação com outras pessoas,
possibilitando a convivência e interação com pessoas de níveis e

pensamentos diferentes.

No caso da festa do Harmonia, que é realizada em Santana, este
transporte vai ocorrer de diversas formas, alguns tem a possibilidade de
ir de transporte próprio, levando toda a sua família, outros pedem para
os seus vizinhos levarem até a festa e os pegarem depois.

Alguns que moram em outros municípios como por exemplo Embu das
Artes e São Caetano conseguem transporte das prefeituras ate o local da
festa, facilitando a ida e a vinda até o local podendo assim
levar a sua família.

O deficiente físico que mora em São Paulo tem a vantagem do
transporte da prefeitura, chamado Atende, este transporte é a melhor
forma de locomoção a escola, trabalho e lazer, possibilitando a
locomoção mais fácil e adequada as necessidades de cada deficiente
físico, porem a um limite de acompanhante que impede neste caso a
convivência de sua família ao lazer, pois só é permitido uma pessoa como
acompanhante assim na festa do Harmonia muitas famílias tem que irem de
carro ou de ônibus para chegarem ate o local da Festa.

O transporte no dia da Festa é essencial para que todas as pessoas
que fazem parte da família da ADBIM possam se divertir com as atrações
da festa, mais acima de tudo reencontrar os amigos, conversar e dar
risada, brincar e ser mais feliz, pois esse dia é de Festa e alegria.

Supervisão : Ana carolina Gomes dos Santos

Correção: Bruno de Pierro

Bairro de Santo Amaro - SP ( Por Anderson Batista )

Hoje eu vou falar sobre a historia do Antigo município de Santo Amaro que deixou de existir mais quem sabe um dia volte a existir . Após a fundação de São Paulo, em 1554, os jesuítas foram distribuídos na capitania de São Vicente em três locais, São Vicente; São Paulo e Jeribatiba (Santo Amaro), José de Anchieta vindo do povoado de São Paulo de Piratininga (São Paulo), em uma das várias vezes que visitou a aldeia de jeribatiba percebeu que devido ao número de índios catequizados e colonos morando na região, era possível criar ali um povoado, idéia aprovada pelos moradores. Para este fim foi construída uma capela, terras da região do Cupecê onde moravam João pais e sua esposa Susana Rodrigues, que doaram imagem de Santo Amaro (imagem até hoje Preservada) para a capela organizada por Anchieta, “feita de taipa de pilão, não forrada”, e que foi transformada em freguesia (distrito) em 1688. Em 1832 Santo Amaro torna-se município, separado de São Paulo, sendo instalado em 7 de abril de 1883. O município abrangia todo o território que se situava ao sul do antigo córrego da traição, hoje em dia canalizado e sobre a qual existe a avenida dos bandeirantes, estendendo-se até a serra do mar incluía na sua formação, também as áreas que correspondem aos municípios de Itapecerica da Serra, Embu, Embu Guaçu, Taboão da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba, que se separaram em 1877 para a formação do município de Itapecerica da Serra. Algumas pessoas diziam que Santo Amaro deixou de ser município e tornou-se parte de São Paulo por causa da construção do aeroporto de congonhas outras diziam que foi por causa da má vontade ex-presidente Getúlio Vargas porque em Santo Amaro foi formado um dos primeiros batalhões na revolução de 1932, mas na verdade o verdadeiro motivo pra Santo Amaro deixar de ser município é porque Santo Amaro vasto em território, mas fraco em termos econômicos e populacionais.



A região de Santo Amaro concentra importantes industrias, grandes escritórios e sedes de bancos.

Em Santo Amaro encontra-se o um batalhão de policia militar, um distrito policial, um grupamento dos bombeiros, uma inspetoria da GCM, um fórum civil, e um criminal, o hospital regional sul, um pronto-socorro municipal, duas ubs, a biblioteca Belmonte, a biblioteca prefeito Prestes Maia, a casa de cultura Manoel Cardozo de Mendonça, o teatro Paulo Eiró, o cetrasa (centro das tradições de Santo Amaro) que mantém o museu histórico do bairro de Santo Amaro, o poupatempo de Santo Amaro e o herbário municipal.




Santo Amaro faz divisa com Campo Belo, Cidade Ademar, Campo Grande, Socorro, Jardim São Luis, Vila Andrade e Itaim Bibi. Concluindo se Santo Amaro Ainda fosse cidade eu acho que seria uma das mais importantes cidades do pais.

E sei que seria a cidade com mais nordestinos porque eu moro na região e conheço muitos nordestinos principalmente da minha terra a Bahia.

Como era e como esta a antiga prefeitura de Santo Amaro:
                                                                               

Supervisão : Ana Carolina Gomes dos Santos


Correção : Bruno de Pierro

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Em algum lugar além do arco-íris ( Por Debora Ciotek - Fisioterapeuta )

Lembro-me sempre de meus pais falando que eu deveria escolher uma profissão que amasse, pois seria uma escolha para vida toda. Escolhi a fisioterapia e tenho certeza a cada dia do quão apaixonante é essa profissão, que, claro, como todas as outras, tem muitos obstáculos no caminho do sucesso profissional.


Esse vídeo que foi postado no Blog fiz quando fui convidada para dar uma palestra na faculdade em que me formei. Eu queria mostrar um pouco do meu trabalho aqui na ABDIM a todos os alunos e professores de lá. Para isso, editei alguns filmes de atendimentos e coloquei alguns depoimentos de pacientes de distrofia muscular de um artigo que havia lido e achado incrivelmente lindo. É claro que a trilha sonora deveria ser com uma de minhas músicas favoritas, e por isso a coloquei de fundo. Escrevo a tradução dela para que vocês possam seguir.




Somewhere over the Rainbow- Em Algum Lugar Além do Arco-íris

Em algum lugar além do arco-íris
Bem lá no alto
E os sonhos
Que você sonhou
Se tornaram uma canção de ninar
Em algum lugar além do arco-íris
Os pássaros azuis voam
E os sonhos
Que você sonhou
Se tornam realidade
Algum dia
Eu queria que uma estrela
Atendesse meu pedido
Me levando para o além das nuvens
Deixando tudo para trás
Onde os problemas derretem
Como balas de limão
No topo das chaminés
É onde você vai me encontrar
Em algum lugar além do arco-íris
Os pássaros azuis voam
E os sonhos
Que você ousou
Oh, porque, oh porque eu não posso?
Bem, eu vejo
O verde das árvores
E rosas vermelhas também
Eu verei elas florescerem
Para nós
E eu penso comigo
Que mundo maravilhoso!
Bem, eu vejo
Céu azul
E nuvens brancas
O brilho do dia
Eu gosto do escuro
E penso comigo
Que mundo maravilhoso!
As cores do arco-íris
Tão lindas no céu
Estão também nos rostos
Das pessoas caminhando
Eu vejo amigos de mãos dadas
Dizendo: como você vai?
Eles realmente dizem
Eu amo você
Eu ouço bebês chorando
Eu vejo eles crescendo
Eles aprenderão mais
Do que realmente sabem
E eu penso comigo
Que mundo maravilhoso!
Algum dia
Eu queria que uma estrela
Atendesse meu pedido
Me levando para o além das nuvens
Deixando tudo para trás
Onde os problemas derretem
Como balas de limão
No topo das chaminés
É onde você vai me encontrar
Em algum lugar além do arco-íris
Bem lá em cima,
E os sonhos
Que você ousou
Oh, porque, oh porque eu não posso?


Entrei na ABDIM como estagiária, em 2009, e não há um dia desde então no qual eu não aprenda algo com esses “grandes professores”. Cada pessoa com que convivo me ensina dia a dia como me tornar uma pessoa melhor. Aprendo com meus erros, acertos, ensinamentos, histórias de vida, e com um simples “obrigado, Deus lhe abençoe”!

Conviver diariamente com pacientes com uma doença progressiva me fez perceber que todos nós temos obstáculos em nosso caminho, e o que antes eu considerava como sendo problema é apenas mais um obstáculo a ser ultrapassado. Me fez pensar também em quantas oportunidades nós perdemos em nossas vidas pelo medo de tentar. Pelo receio de que algo possa dar errado? Pelo medo do que as pessoas vão dizer ou pensar. Meu conselho é: Arrisque mais, tente mais, erre mais, viva mais... com tudo de mais belo que a vida tem a lhe oferecer. E claro, nunca desista de seu sonho, pois sonhos existem para serem perseguidos e alcançados!

Nada melhor do que um sorriso no rosto para enfrentar qualquer obstáculo que a vida nos coloca. Agradeço a deus por ter tido a oportunidade de conhecer cada um de vocês da Abdim e quero terminar esse depoimento com uma frase que gosto muito e que resume as maneiras de se levar a vida:

“ Há os que se queixam do vento. Há os que esperam que ele mude. E há os que procuram ajustar as velas." -- William G. Ward


Pensem nisso....

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mult Lift !! ( Por Eder Telles e Walter Marconcini )

Para um deficiente entrar em um carro, a maneira mais apropriada é por meio de aparelhos que fazem o embarque e o desembarque. Um desses aparelhos é o mult lift, que funciona como um guincho para realizar a passagem. Assim, ninguém se machuca nem o acompanhante que não precisa fazer esforço físico, nem o deficiente físico sendo carregado de maneira incorreta.


- O que é o MULT LIFT ?

O Mult lift é um dos aparelhos capazes de transferir o deficiente físico para o automóvel de passeio.

- O que ele faz?

Faz a transferência do deficiente físico da cadeira rodas para o veiculo, sem necessidade de um terceiro para remover o deficiente sem fazer esforço físico.

-Como é essa transferencia?

A transferência é feita através de um saco, que colocado na cadeira de rodas

e é passado por baixo das pernas do deficiente físico.

- Sem esse aparelho como é feita a transferencia?

Tem que carregar o deficiente no colo.

- Qual é o desconforto para o deficiente e para a pessoa que “ carrega” sem orientação necessária?.

A pessoa não orientada pode machucar o deficiente físico, por não saber pegá-lo da forma certa, sem contar que a pessoa pode ter diversos tipos de lesão na coluna.

- Onde se adquire?

Este aparelho é encontrado apenas na cavenaghi.

- Como é feita a instalação?

A instalação é feita apenas na cavenaghi.

- Quanto custa?

O mult lift custa por volta de R$ 3.200

Segue um vídeo demonstrativo com a transferência manual e a seguir com o mult lift:




Supervisão: Ana Carolina Gomes


Correção: Bruno de Pierro

Fique ligado! ( Por Adolfo Luiz )

Adolfo Luiz da Silva fez uma pesquisa sobre o transporte Ligado, explicando o que ele é, como funciona, e quem são os beneficiários que utilizam esse tipo de transporte.


O que é o Ligado? E como ele Funciona?

É um transporte público que atende pessoas com necessidades especiais nos 39 municípios do Estado de São Paulo, por meio de convênios que poderão ser assinados com órgãos federais, estaduais e municipais, em programas relacionados às áreas da educação, saúde, cultura e lazer.


Quem é o responsável por este serviço?

EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, cujo presidente é Julio Antonio de Freitas Gonçalves.

Quem são os beneficiários deste serviço? E o que ele disponibiliza?

Segundo o site da EMTU (http://www.emtu.sp.gov.br/institucional/noticias.htm?seq=438): “O Ligado começou atendendo 30 crianças com deficiência, que freqüentam escolas da rede Estadual de Ensino dos municípios de Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo e Suzano, 32 que são atendidas pela Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD, sendo 10 delas cadeirantes, e mais 50 crianças e respectivos acompanhantes que freqüentam a Associação Amigos dos Autistas – AMA. Ao todo, no segundo semestre de 2009, serão transportados no trajeto casa/escola 180 usuários. No entanto, o convênio prevê atender 400 passageiros em 18 meses”

Como fazer para conseguir este serviço?

Ligar para a Central da EMTU. 0800 724 05 55. O interessado em utilizar o Ligado deve entrar em contato com a escola na qual o aluno especial está devidamente matriculado. O representante do estabelecimento de ensino deve repassar o pedido para Coordenadoria de Educação do Governo do Estado, na unidade de sua cidade. O trajeto casa/ escola (origem e destino da viagem) deverá ser na área de atuação da EMTU/SP, ou seja, entre os 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.

A EMTU/SP é responsável pelo planejamento, organização, execução do serviço e fiscalização, além de estabelecer as regras, diretrizes e procedimentos operacionais. Os custos ficam a cargo das entidades que se conveniarem ao serviço.

Operação

Novamente segundo o site http://www.emtu.sp.gov.br/institucional/noticias.htm?seq=438

“O transporte Ligado começará a operar no dia 03/08 das 5 horas às 23 horas. Pelo regulamento do serviço, o condutor ligará para a central de controle na EMTU/SP antes de iniciar a operação e verificará se há alguma mudança na programação, pois os pais ou responsáveis também terão acesso à central para comunicar qualquer eventualidade ou o cancelamento antecipado da viagem.

Para os alunos do ensino regular, o serviço terá um monitor contratado pelo próprio operador para acompanhar as crianças. Os freqüentadores da AMA viajarão com seus próprios acompanhantes e os da AACD terão um responsável indicado pela instituição em cada veículo.

Os motoristas, credenciados na Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, passaram pelo curso de capacitação para atendimento às pessoas com deficiência do SEST/SENAT que abordou assuntos como cidadania, legislação, conceito de acessibilidade, de deficiência e doença, tipos de deficiência e regras do transporte escolar.

Os 52 veículos apresentam comunicação visual especialmente desenvolvida para o serviço e são do tipo micro-ônibus, sendo 27 deles equipados com elevador para cadeirantes. Os motoristas deverão encaminhar os carros à inspeção de frota a ser feita pelos técnicos da EMTU/SP a cada seis meses”.



Informações Retiradas do Site:

http://www.emtu.sp.gov.br/institucional/noticias.htm?seq=438



Supervisão: Ana Carolina Gomes

Correção: Bruno de Pierro

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Esportes Adaptados ( Por Marc Aoki )

Existem vários esportes adaptados para cadeirantes como o basquete, handebol e vôlei, mas eu não gosto desses esportes, sempre gostei é de futebol, eu pensava, bem que podia ter futebol adaptado para nós, mas um dia procurando pelo google achei futebol adaptado para cadeira de rodas motorizada, nossa eu fiquei feliz da vida e quem sabe a gente não monta um time aqui na abdim? Sonhar não custa nada!


Futebol de cadeira motorizada:

O futebol de cadeira motorizada é um esporte coletivo que está se formando agora, mas que é de pura emoção. É necessário o domínio de si mesmo, não precisa ter muita habilidade, e mais importante ter uma cadeira motorizada e uma bola de basquete.

Este esporte foi criado na França em 1991, que pode ser praticados por todos aqueles que tenham cadeira motorizada. Na parte da frente da cadeira é colocado um para – choque, que depois dos jogos é retirado, sem que a cadeira sofra algum dano ou alteração. Os jogos desenvolvem – se numa quadra de basquetebol normal aproveitando os seus limites especiais. A duração dos jogos é de 15 minutos, em cada uma das partes e as balizas são constituídas por duas traves. De forma a evitar que a bola não deixe o campo de jogo, existem planos inclinados nas partes laterais do campo.

Apesar de os princípios do jogo serem os mesmos do futebol clássico,algumas regras foram acrescentadas,de forma a compensar a não existência da terceira dimensão.

O futebol é praticado por todos, que por ele são apaixonados. Quantas crianças em cadeira de rodas, não gostariam de jogar futebol?
Ao futebol em cadeiras de rodas não existem restrições de idade, sexo de patologia, mesmo se tratando de competição. Nesta pratica basta ter cadeira motorizada, gostar de jogos coletivos e ter espírito de equipe.


Video com cenas de um campeonato internacional - Ligue o som


Quando eu jogava  (Depoimento)

Como todo brasileiro que gosta de futebol quando criança sonha em ser jogador e comigo não poderia ser diferente, mesmo tendo distrofia de duchenne, quando ia para escola da aacd só queria saber é de jogar bola, nada de estudar, ao invés de por os livros na mochila primeiro, eu colocava a bola e o uniforme de goleiro.

Quando chegava o intervalo eu e meus amigos já íamos correndo até o pátio para formar o time, mesmo cada um tendo uma patologia diferente dávamos um jeito para ninguém ficar de fora, os cadeirantes normalmente eram goleiro ou centroavante, mas só o meu time era diferente dos outros. Eu gostava de ser goleiro, mas uma vez tomei tanto gol que meu amigo Thiago falou: deixa eu ser o goleiro, e você fica na linha. Na hora não gostei muito, porque na linha tinha muitos cadeirantes e eu como andava, tinha medo de ser atropelado por eles, mas aí eu pensei comigo, me machucar não vou afinal eu usava goteira(ortese).

Sendo assim virei um centroavante,como não tinha muita força para chutar,o meu amigo só jogava a bola pelo alto para eu poder fazer os gols só de cabeça, eu fiz tantos que eles colocaram um apelido em mim de Jardel, na epoca o melhor cabeceador do campeonato brasileiro.