Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Tecnologia a serviço da Educação

Ainda existe um grande índice de analfabetismo no Brasil, muitos são os motivos que levam este índice a permanecer tão grande, a defasagem do ensino, a ilegalidade e a precocidade de inserção no trabalho, a distância da escola, o transporte, enfim.
Muitos são os programas educacionais de incentivo elaborados pelo Governo, na tentativa de amenizar esta triste realidade.
Geralmente, entre as Pessoas com Deficiência a inserção escolar é mais trabalhosa, aqui na Abdim o Projeto de Escolarização irá completar 01 ano de implantação (Vide: Arquivo Saber Viver edição de Setembro 2012).
Nosso colaborador André Hidemi, discorre sobre outra conquista que vem ganhando espaço entre nós:
 
___Gostaria de falar sobre uma novidade surgida recentemente, que vem se aperfeiçoando a cada dia e que promete facilitar muito a vida das Pessoas Com Deficiência, trata-se do Ensino a Distância.
 
O Ensino a Distância consiste em cursos online, com aulas transmitidas via internet, em que o curso pode ser feito em casa ou em qualquer lugar que tenha computador adequado e acesso a internet, que conta com sala de bate-papo para compartilhar informações com colegas de curso, ambiente virtual, fórum de discussões, professor-tutor para guiar e orientar estudos e tirar dúvidas e grande interatividade. Mas o Ensino a Distância exige disciplina, rotina, dedicação, força de vontade, atenção com datas e prazos e acompanhamento do curso, uma vez que é comum esquecermos tarefas e ficarmos com preguiça, pois como não temos a obrigação de ir todo dia para um lugar fixo, não precisamos marcar presença e assinar lista de chamada e não há aquela rotina comum de frequência escolar, tendemos a perder o entusiasmo nos estudos.
Existem diversos tipos de cursos na modalidade Ensino a Distância, como cursos de aperfeiçoamento profissional, cursos de extensão, cursos profissionalizantes, cursos de graduação, cursos de pós-graduação, MBAs e cursos técnicos, alguns pagos, outros gratuitos, todos reconhecidos pelo MEC. Em relação ao reconhecimento pelo MEC, vale a pena pesquisar se a instituição onde você pretende fazer o curso se encontra regularizada e ver informações e opiniões sobre elas, pois muitas delas são irregulares e de péssima qualidade.
 
O Ensino a Distância aos poucos vem conquistando seu espaço, com as universidades aderindo ao sistema, inclusive o governo do Estado de São Paulo criou a Universidade Virtual do Estado de São Paulo  (UNIVESP) que oferece cursos de graduação na modalidade.
Para a Pessoa Com Deficiência, Ensino a Distância é uma mão na roda, uma vez que não há a necessidade de transportá-la todos os dias para a escola evitando os obstáculos, barreiras e transtornos provenientes disso, reduz sua dependência dos outros e livra-a dos preconceitos da sociedade. No entanto, o lado ruim do Ensino a Distância seria que a Pessoa Com Deficiência não teria um convívio social com seus colegas e ela não sairia de casa, únicos instrumentos que as Pessoas Com Deficiência têm disponíveis para se integrar na sociedade e mudá-la.
Dependendo do curso, há a necessidade de ir aos pólos educacionais algumas vezes para a apresentação do curso, fazer provas, realizar tarefas, apresentar monografia e realizar atividades, a critério da instituição escolhida. Existem cursos totalmente online e semipresenciais, em que parte do curso é online e outra parte é presencial.
O Ensino a Distância chegou para ficar, uma vez que as novas tecnologias estão cada vez mais avançando, a cada dia surgem novas coisas e o futuro chegou.
Abaixo segue uma lista de sites de instituições que oferecem cursos na modalidade Ensino a Distância.    Outros cursos são oferecidos pela Univest, Anhembi Morumbi, Senac, Puc, Unisa, Uninter, Uninove, Fespsp, Metodista, Uninter, Unip, Instituto Monitor e demais instituições.

 
Cursos de aperfeiçoamento profissional:

 
Curso de Pós-graduação

 
http://www.posead.com.br/