Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Semana de Combate ao Glaucoma em São Paulo 23 a 26 de Maio de 2011

O Glaucoma é uma doença silenciosa que causa cegueira, prevenção é o combate!




Dicas de Saúde
Qual é a diferença entre hipertensão ocular e glaucoma? Qual é o tratamento?
Hipertensão é o fator de risco mais importante que pode levar ao desenvolvimento do glaucoma.
Glaucoma é o dano do nervo óptico, habitualmente associado ao aumento da pressão intraocular.
Quando indicado, o tratamento em ambos os casos é feito basicamente com colírios, indicados pelos oftalmologistas de acordo com o tipo de glaucoma e o estado do nervo óptico do paciente.
O portador de glaucoma pode tomar vacinas, como a H1N1?
Sim, o portador de glaucoma poderá tomar vacinas. É interessante que fale com seu oftalmologista a respeito de sua intenção, para que possa ser monitorado durante o período posterior à vacinação.
Qual é o benefício da cirurgia se o glaucoma é irreversível?
É evitar que haja uma progressão adicional do glaucoma.
O que significa efeito colateral no uso dos colírios do tratamento do glaucoma?
Efeito colateral é um efeito diferente do principal e é causado por um medicamento no tratamento de determinada doença. Significa por exemplo, com relação aos colírios utilizados para o tratamento do glaucoma que, além do efeito da redução da pressão intraocular (efeito principal), ele pode causar ardor ocular, vermelhidão ocular, gosto amargo na boca, etc.
Quais são as perspectiva de novos tratamentos para o glaucoma?
Em muitas Universidades e Centros de Pesquisas, não só no exterior, mas no Brasil também, novas técnicas cirúrgicas e novas drogas estão sendo pesquisadas e testadas.
Em congressos recentes novas propostas de abordagens já foram apresentadas e que, no futuro, serão empregadas rotineiramente.
Fonte: Extraído de ABRAG INFORMA (Edição N°17)
ABRAG - Associação Brasileira dos Amigos, familiares e Portadores de Glaucoma
Consultor: Dr. Luís Alberto Soares de Melo Jr
Maiores informações: WWW.abrag.com.br Telefone: 5575-2302

terça-feira, 10 de maio de 2011

Filho, eis aí a tua mãe!

Falar de mãe é algo que ao mesmo tempo em que se torna prazeroso, também fica difícil porque não existem palavras, por mais bonitas e especiais que sejam para expressar a grandeza do amor que esses seres escolhidos por Deus nos dão todos os dias.

Por isso a Abdim mais uma vez, através dos pacientes e funcionários, fez uma bela homenagem as mães, inclusive as que já partiram, mas que ainda permanecem vivas na lembrança dos seus filhos.

Passamos então uma mostra do que foi a semana dedicada as essas sim, verdadeiras “Heroinas”:

O Setor de fisioterapia Motora, Coordenado por Francis Favero em parceria com o setor de pedagogia – Garagem, Coordenado por Paula Duarte, elaborou uma “oficina” de chaveirinhos para os pacientes criarem seus presentinhos para o dia das mães.

Os chaveiros foram preparados pelos pacientes na fisioterapia motora, supervisionados pelos seus respectivos fisioterapeutas, e como todo presente possui embalagem, o embrulho ficou por conta da Garagem, uma simpática caixinha enfeitada pelos pacientes e supervisionada pelas pedagogas Ana Carolina e Viviane.

Os artistas e os presentes

O setor de Terapia Ocupacional, coordenado por Adriana Klein, também promoveu uma homenagem com os pacientes confeccionando um quadro  com a técnica de Quilling, mostrado na foto abaixo:
















O quadro ficou exposto na sala de recepção junto com um texto de autoria da fisioterapeuta Simone G. Holsapfel que reproduzimos a seguir:

AS MÃES DA ABDIM!

Mães... são quase todas  iguais...dotadas de um amor incondicional, frágeis disfarçadas de fortes, heroínas com super poderes, poderes que aparecem no rosto iluminado por um sorriso quando estão perto de seus filhos queridos.

Quando aparecem com cabelos arrumados e os lábios pintados e nem conseguimos imaginar em qual momento do dia roubaram um tempinho para elas mesmas, um tempinho que pode ter sido antes do banho dos filhos, ou do preparo das refeições, ou na madrugada antes do transporte chegar para as terapias, ou será no intervalo quando arrumam seus lares, ou mesmo após as compras do supermercado, temos uma curiosidade, será que essas mães não dormem?

As Mães são quase todas iguais, porque nenhuma se compara a “Mãe da Abdim”, a nossa heroína de poderes especiais, que se desdobra para fazer da sua vida uma extensão da vida de seus filhos amados da forma mais especial.
A Mãe que também é mulher, que também é dona de casa, que faz exercícios respiratórios, coloca o “Bipap”, ajeita a máscara, faz exercícios motores, ocupacionais, atividades pedagógicas, que não esquece os remédios, que sempre sorri e quando chora... ninguém vê.

A Mãe que não reclama, que não vê barreiras e nem dificuldades, a mãe que sobe o “escadão” com a cadeira de rodas, que atravessa a rua de barro quando chove, que anda de ônibus com seus filhos, a mães que não tem limites para ser mãe e ainda arruma tempo para sonhar com dias melhores.

A todas as “Mães da Abdim”, nossa admiração, respeito e carinho. Que vocês tenham 365 dias de felicidade, pois nos ensinam a cada momento que todos os dias são dias das “Mães da Abdim”.

Feliz Dia das Mães!

Aqui você pode ouvir a narração do texto feita pela própria Simone.