Uma Olimpíada diferente chacoalhou o setor de fisioterapia Aquática promovendo muita alegria e descontração não só aos participantes “atletas” como a todos os associados e funcionários da Abdim.
A aqualímpica foi um projeto crido pela Diretoria, organizado e elaborado através do Serviço Social em parceria com a Fisioterapia Aquática e colaboração dos setores de Fisioterapia Motora, Fisioterapia Respiratória e Terapia Ocupacional.
Conheça a Nossa 1° Olimpíada...
A aqualímpica foi um projeto crido pela Diretoria, organizado e elaborado através do Serviço Social em parceria com a Fisioterapia Aquática e colaboração dos setores de Fisioterapia Motora, Fisioterapia Respiratória e Terapia Ocupacional.
Conheça a Nossa 1° Olimpíada...
Pensando em oferecer às crianças e jovens com distrofia muscular a oportunidade de vivenciar a experiência de atividades aquáticas esportivas realizamos a 1ª AQUALIMPICA/ABDIM no dia 14 de dezembro.
A opção por desenvolver essa vivência num ambiente aquático é por além de ser um ambiente lúdico e agradável, favorece a socialização e complementa as terapias realizadas em solo. Os princípios físicos da água e fisiológicos da imersão facilitam a realização das atividades funcionais e trocas posturais, que muitas vezes não são possíveis no solo.
Para tornar esse projeto viável buscamos parcerias, e pudemos contar com o apoio da empresa Regatta (http://www.regatta.com.br/) que acredita como nós, que o esporte é um importante instrumento para oportunizar as pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade, também fator socializador capaz de promover sua integração e colaborar para a reabilitação física, social e psicológica.
As atividades propostas foram selecionadas de acordo com a funcionalidade e capacidade de realização de cada paciente:
• Nada dorsal (deslocamento do corpo virado para cima, realizando movimentos de membros superiores e inferiores);
• Nado ventral (deslocamento do corpo virado para baixo com controle da respiração, realizando movimentos de membros superiores e inferiores);
• Pegar objeto ao fundo (capaz de realizar a imersão com controle respiratório adequado para pegar os objetos);
• Bola ao gol (atividade que exerce habilidade de membros superiores para arremessar a bola ao gol);
• Basquete subaquático (lançar a bola cheia de água em uma cesta ao fundo da piscina).
Narração : Rogério Oliveira
Contamos com integração entre a Fisioterapia Motora e Respiratória na avaliação e pontuação final das atividades realizadas, bem como no incentivo aos demais pacientes que não realizam a Fisioterapia Aquática para fazer parte da torcida organizada. A Terapia Ocupacional ofereceu suporte para as equipes na realização dos cartazes, auxílio no grito de guerra, nos uniformes e brindes.
Tivemos a participação de 32 “atletas” que contaram com a animação e disposição das torcidas organizadas, bem como de todos os setores da ABDIM, dando um clima especial ao evento que com certeza fará parte do nosso calendário anual.