Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

sábado, 4 de fevereiro de 2012

1ª AQUALIMPICA/ABDIM

Uma Olimpíada diferente chacoalhou o setor de fisioterapia Aquática promovendo muita alegria e descontração não só aos participantes “atletas” como a todos os associados e funcionários da Abdim.

A aqualímpica foi um projeto crido pela Diretoria, organizado e elaborado através do Serviço Social em parceria com a Fisioterapia Aquática e colaboração dos setores de Fisioterapia Motora, Fisioterapia Respiratória e Terapia Ocupacional.

Conheça a Nossa 1° Olimpíada...

Pensando em oferecer às crianças e jovens com distrofia muscular a oportunidade de vivenciar a experiência de atividades aquáticas esportivas realizamos a 1ª AQUALIMPICA/ABDIM no dia 14 de dezembro.



A opção por desenvolver essa vivência num ambiente aquático é por além de ser um ambiente lúdico e agradável, favorece a socialização e complementa as terapias realizadas em solo. Os princípios físicos da água e fisiológicos da imersão facilitam a realização das atividades funcionais e trocas posturais, que muitas vezes não são possíveis no solo.

Para tornar esse projeto viável buscamos parcerias, e pudemos contar com o apoio da empresa Regatta (http://www.regatta.com.br/) que acredita como nós, que o esporte é um importante instrumento para oportunizar as pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade, também fator socializador capaz de promover sua integração e colaborar para a reabilitação física, social e psicológica.



As atividades propostas foram selecionadas de acordo com a funcionalidade e capacidade de       realização de cada paciente:

•    Nada dorsal (deslocamento do corpo virado para cima, realizando movimentos de membros superiores e inferiores);
•    Nado ventral (deslocamento do corpo virado para baixo com controle da respiração, realizando movimentos de membros superiores e inferiores);
•    Pegar objeto ao fundo (capaz de realizar a imersão com controle respiratório adequado para pegar os objetos);
•    Bola ao gol (atividade que exerce habilidade de membros superiores para arremessar a bola ao gol);
•    Basquete subaquático (lançar a bola cheia de água em uma cesta ao fundo da piscina).


                                      Video com as modalidades e a competição propriamente dita.
                                                        Narração : Rogério Oliveira

Contamos com integração entre a Fisioterapia Motora e Respiratória na avaliação e pontuação final das atividades realizadas, bem como no incentivo aos demais pacientes que não realizam a Fisioterapia Aquática para fazer parte da torcida organizada. A Terapia Ocupacional ofereceu suporte para as equipes na realização dos cartazes, auxílio no grito de guerra, nos uniformes e brindes.

 Tivemos a participação de 32 “atletas” que contaram com a animação e disposição das torcidas organizadas, bem como de todos os setores da ABDIM, dando um clima especial ao evento que com certeza fará parte do nosso calendário anual.


        Slide com a festa final, a premiação e as equipes que coordenaram a 1ª aqualímpica

Esse projeto foi o primeiro passo para introduzi-los no mundo das competições esportivas adaptadas, foi o primeiro passo para mostrarem que é possível fazerem parte desse universo, desta vez, não como torcedores, mas como protagonistas.


Queremos deixar registrada a nossa imensa gratidão à Empresa Recatta pela Parceria e credibilidade, MUITO OBRIGADO!

Texto: Maria Helena Gomide – Serviço Social e Luciane, Mariana, Bruna e Ana Angélica - Fisioterapia Aquática.

Colaboração: Serviço Social - Maria Helena Gomide – Coordenadora do setor.

Participação dos setores: Serviço Social, Fisioterapia Aquática, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Motora e Terapia Ocupacional.