Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

terça-feira, 13 de março de 2012

Cadeirante tira habilitação para pilotar moto adaptada.



Cadeirante José Domingues é o primeiro do país a incluir categoria A na CNH
 (Foto: Hélder Rafael/G1 MS)


 Triciclo especial foi batizado de 'Biga' e atinge até 80 km/h.



Veículo tem alavancas para baixar plataforma e travas que prendem cadeira.


 
 
 
 
 
 
 
 
Cadeirantes que buscam meios rápidos de locomoção nas cidades já podem ter acesso a uma alternativa ao carro e ao transporte coletivo. Um triciclo especial, produzido por uma fábrica em Mato Grosso do Sul, permite que deficientes físicos com membros inferiores sem mobilidade ou amputados tirem habilitação na categoria A, que inclui motos e triciclos.

Na última quarta-feira (7), o carioca José Henrique Domingues, de 59 anos, tornou-se o primeiro no estado a fazer a inclusão dessa categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). A bordo do triciclo especial, ele foi aprovado no exame prático realizado no pátio do órgão, em Campo Grande.

Domingues, que mora no Rio de Janeiro e trabalha como técnico em contabilidade, conta que é cadeirante há quatro anos, desde que começou a ter complicações por causa da esclerose múltipla. No ano passado, depois de ler sobre o triciclo especial, ele decidiu tirar a habilitação no Rio de Janeiro, mas esbarrou na desinformação."Cheguei ao Detran do Rio, mas lá ninguém sabia como aplicar as provas. Diziam que não tinha jeito. Juntei várias informações sobre o triciclo e protocolei um processo, aguardei quatro meses e não me deram resposta até hoje. Aí decidi viajar até Campo Grande para comprar o triciclo e tirar a carteira", relata.

O Detran de Mato Grosso do Sul é o único a dispor de um centro de formação de condutores voltado aos deficientes físicos, de acordo com o órgão. As aulas teóricas podem ser feitas em centros convencionais, e as aulas práticas nas categorias A e B são oferecidas de graça pelo departamento. O centro possui automóveis adaptados e um triciclo especial do mesmo modelo que foi adquirido por Domingues.

"Ele começou como todo aluno, com dificuldades no início, achando que não daria conta. Agora ele está aí, aprovado", diz o instrutor.


                                                                                                                                                                                 

O garagemonline parabeniza o Sr José Henrique Domingues pela sua insistencia e perseverança. Quando tudo e todos resolvem fechar os caminhos e querem que realmente desistamos dos nossos objetivos, o "correr" atrás utilizando as armas que se tem a mão na maioria das vezes dá resultado.
Esse é um exemplo a ser seguido.

Veja mais detalhes e matéria completa em :

3 comentários:

Parabéns a todos! Espero que o Brasil todo se adapte também.

Achei muito bacana a reportagem e parabens mesmo ao José pela sua vontade e persistência, bem que as autoridades governamentais tivecem a metade da vontade do Jose para investirem nos estudos ref; a DISTROFIA MUSCULAR.

Realmente o nosso còdigo de transito não parece que é nacional,pois temos q nos deslocarmos para outro estado.E parabéns ao CFC pela iniciativa aos cadeirantes e a persistência de seu José.VALEU





Postar um comentário