Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Dedo que abre portas e janelas (Por Anderson Batista)

Um paciente e um terapeuta, juntos acreditaram que podem.

Um breve relato sobre Anderson Batista, paciente da Abdim, que tem seus movimentos comprometidos pela distrofia. Ele havia perdido sua capacidade de usar o computador, ferramenta que permite a ele ter acesso ao fantástico mundo da internet.

Agora, devido a um mouse de dedo, descoberto pela equipe de terapia ocupacional da Abdim, o garoto pode viajar para onde quiser, abrindo portas e janelas de seu conhecimento.

“Há alguns meses, eu não estava conseguindo usar o computador, porque tinha muitas dificuldades para usar o mouse. Foi então que a Silvia, terapeuta ocupacional da Abdim, me apresentou o mouse de dedo, um dispositivo que facilitou o uso do computador”, disse Anderson.

Para aqueles que desejam saber mais sobre o mouse de dedo, entrevistamos a equipe de Terapia Ocupacional da Abdim.

1. Como o setor de terapia ocupacional da Abdim descobriu o mouse de dedo?

Por meio de pesquisas que fazemos na internet.

2. Como faz para conectar o mouse de dedo no computador?

Basta conectá-lo na porta USB do computador.

3. Quais as vantagens e desvantagens do mouse de dedo?

O mouse de dedo pode ser uma boa alternativa para quem dificuldade para utilizar o mouse convencional. A principal desvantagem que encontramos foi o modo como o anel é preso ao dedo. Estamos estudando outras alternativas para fixar melhor ao dedo.

4. Quais as adaptações que se precisou na Abdim para usar o mouse de dedo?

A adaptação que mais utilizamos associada o mouse de dedo é um plano inclinado. Para o mouse funcionar bem ele precisar estar perpendicular ao plano de apoio. Em alguns casos inclinar o plano de apoio facilita seu uso

5. Onde se pode consegui o mouse de dedo?

Ele pode ser adquirido por meio de sites de compra na internet.

6. No que o mouse de dedo pode melhorar?

Ele pode facilitar o acesso ao computador.

7. O mouse de dedo pode ser usado com qualquer sistema operacional?

Testamos seu uso apenas com o Windows XP e 7. Segundo o fabricante, o mouse de dedo pode ser utilizado no sistema MAC e nas versões anteriores do Windows. Não testamos ainda com o Linux.

8. Quais principais alternativas ao mouse tradicional?

Há vários recursos alternativos. Os principais são:

1- Utilização das teclas direcionais do teclado como mouse

2- Há programas que convertem o joystick utilizado em jogos em movimentos do mouse

3- Programas que com uma câmera captam o movimento da cabeça e transferem para o cursor

4 - Outros periféricos, como o mouse TrackBall (todos os movimentos do mouse são controlados por uma bolinha), a mesa digitalizadora (permite controle do mouse com uma caneta especial utilizada com uma base).

9. No que o mouse de dedo pode melhorar a qualidade de vida das pessoas?

A melhor qualidade de vida vem quando a pessoa pode realizar tarefas que estavam difíceis, o que não estava mais realizando.

As pessoas com distrofia muscular que possuem poucos movimentos nos membros superiores (mãos) o computador torna-se o principal instrumento de acesso a informações, comunicação com amigos, aprendizagem, trabalho, bem como na descoberta de habilidades como photoshop, Autocad... Entre outros.

Nesse sentindo o mouse de dedo, assim como os outros recursos citados acima podem beneficiar várias pessoas a utilizar de maneira mais eficiente o computador.



EXTRA! EXTRA! EXTRA!

Publicado em 07/10/10 uma matéria no jornal folha de São Paulo, com Anderson Batista dos Anjos, sobre o uso do GenVirtual, um programa utilizado na terapia ocupacional da Abdim, que visa a manutenção dos movimentos em pacientes acometidos por distrofias musculares. Acompanhem a matéria no link abaixo: http://www1.folha.uol.com.br/tec/811333-jogo-e-usado-no-tratamento-de-distrofia-muscular-em-sp.shtml


Colaboração: Silvia Junko - Setor de Terapia Ocupacional


Supervisão: Ana Carolina Gomes dos Santos

Revisão: Bruno de Pierro

2 comentários:

Muito legal, Anderson!
O garagem não poderia perder o seu melhor repórter esportivo :)
Grande beijo para você e Silvia
Rosana

TENHO CERTEZA QUE A RELIGIÃO SEGUIDA COMO RELIGIÃO AMOR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS PRATICADA EM NOSSA VIDA, FORTALECE E RENOVA QUEM ACREDITA E TEM FÉ. EU ACREDITO QUE VOCÊ ANDRE H. SUEGAMA E TANTOS OUTRA CONSEGUE E VAI MUITO ALÉM DOS SEUS LIMITES PORQUE O MUNDO NÃO É DOS PODEROSOS E SIM DOS QUE ACREDITAM E TEM FÉ.

Postar um comentário