Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Natal Solidário ABDIM/Harmonia Solidária ( Por Andre Hidemi )

O Grupo Harmonia Solidária faz há 7 anos consecutivos a Festa de Natal da ABDIM.

É uma grande festa, muito animada, com muitas atrações e muita comida. Churrasco, pastel, cachorro quente, carne louca, café da manhã, raspadela, refrigerante, suco, sorvete são servidos de graça.

De atrações já houve nestes sete anos o show da cantora Karen Ito, a presença do maestro João Carlos Martins, a visita da Vereadora Mara Gabrilli, o prestígio do ator Júlio Rocha, o show de ilusionismo do grupo Orient Magic Show, apresentação de marionetes, shows de grupos musicais, lutas marciais, gincanas, oficina de origami e de jogos, coral e muitas outras.

Em várias oportunidades, os pacientes puderam expor seus talentos, seja cantando, declamando poemas, fazendo discursos, expondo seus trabalhos e fazendo apresentações musicais. Com as mães, já houve apresentações de dança folclórica e feiras de pechincha. Além disso, todos os anos há bingo e sorteio de vários prêmios, como bicicleta, cadeira de rodas, cestas especiais, cafeteira, brinquedos, aparelhos eletrônicos, produtos de beleza e vários brindes. A festa promove no fim do ano o reencontro de todos os pacientes, mães e cuidadores, numa verdadeira confraternização.

O Grupo Harmonia Solidária é um grupo de voluntários que faz vários eventos do tipo para a comunidade japonesa e para associações, como asilos, centros de tratamento e clínicas de reabilitação. O grupo é composto em sua maior parte por descendentes de japonês. Antes, a festa era realizada no Colégio Harmonia, em São Bernardo do Campo, ultimamente tem sido realizada na APCD.


Os deputados federais Walter Ihoshi e William Woo e o vereador Jooji Hato sempre contribuem com a festa. Além da Festa de Natal, o Grupo Harmonia Solidária promove outros eventos e sorteios, cuja arrecadação reverte em doações para a ABDIM e recursos para a festa.

A Festa de Natal da ABDIM, na verdade, é um mega evento para todos. O pessoal da ABDIM agradece muito ao Grupo Harmonia Solidária por todos esses anos de solidariedade, dedicação, boa vontade, demonstração de amor, carinho e promoção do bem-estar.



Video Retrospectiva - Ligue o som

Supervisão : Ana Carolina Gomes

Video e elaboração: Valdir Higino e Zizi Marques

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mundo cão é você quem faz!

Campanha Natal Cão Amor 2010!!!

Há muitas formas de ajudar os bichos neste Natal:

http://mais.uol.com.br/view/34jkow52xbh2/adote-um-pet-neste-natal-0402183566DC998307?types=A

Participe!!!




quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Dedo que abre portas e janelas (Por Anderson Batista)

Um paciente e um terapeuta, juntos acreditaram que podem.

Um breve relato sobre Anderson Batista, paciente da Abdim, que tem seus movimentos comprometidos pela distrofia. Ele havia perdido sua capacidade de usar o computador, ferramenta que permite a ele ter acesso ao fantástico mundo da internet.

Agora, devido a um mouse de dedo, descoberto pela equipe de terapia ocupacional da Abdim, o garoto pode viajar para onde quiser, abrindo portas e janelas de seu conhecimento.

“Há alguns meses, eu não estava conseguindo usar o computador, porque tinha muitas dificuldades para usar o mouse. Foi então que a Silvia, terapeuta ocupacional da Abdim, me apresentou o mouse de dedo, um dispositivo que facilitou o uso do computador”, disse Anderson.

Para aqueles que desejam saber mais sobre o mouse de dedo, entrevistamos a equipe de Terapia Ocupacional da Abdim.

1. Como o setor de terapia ocupacional da Abdim descobriu o mouse de dedo?

Por meio de pesquisas que fazemos na internet.

2. Como faz para conectar o mouse de dedo no computador?

Basta conectá-lo na porta USB do computador.

3. Quais as vantagens e desvantagens do mouse de dedo?

O mouse de dedo pode ser uma boa alternativa para quem dificuldade para utilizar o mouse convencional. A principal desvantagem que encontramos foi o modo como o anel é preso ao dedo. Estamos estudando outras alternativas para fixar melhor ao dedo.

4. Quais as adaptações que se precisou na Abdim para usar o mouse de dedo?

A adaptação que mais utilizamos associada o mouse de dedo é um plano inclinado. Para o mouse funcionar bem ele precisar estar perpendicular ao plano de apoio. Em alguns casos inclinar o plano de apoio facilita seu uso

5. Onde se pode consegui o mouse de dedo?

Ele pode ser adquirido por meio de sites de compra na internet.

6. No que o mouse de dedo pode melhorar?

Ele pode facilitar o acesso ao computador.

7. O mouse de dedo pode ser usado com qualquer sistema operacional?

Testamos seu uso apenas com o Windows XP e 7. Segundo o fabricante, o mouse de dedo pode ser utilizado no sistema MAC e nas versões anteriores do Windows. Não testamos ainda com o Linux.

8. Quais principais alternativas ao mouse tradicional?

Há vários recursos alternativos. Os principais são:

1- Utilização das teclas direcionais do teclado como mouse

2- Há programas que convertem o joystick utilizado em jogos em movimentos do mouse

3- Programas que com uma câmera captam o movimento da cabeça e transferem para o cursor

4 - Outros periféricos, como o mouse TrackBall (todos os movimentos do mouse são controlados por uma bolinha), a mesa digitalizadora (permite controle do mouse com uma caneta especial utilizada com uma base).

9. No que o mouse de dedo pode melhorar a qualidade de vida das pessoas?

A melhor qualidade de vida vem quando a pessoa pode realizar tarefas que estavam difíceis, o que não estava mais realizando.

As pessoas com distrofia muscular que possuem poucos movimentos nos membros superiores (mãos) o computador torna-se o principal instrumento de acesso a informações, comunicação com amigos, aprendizagem, trabalho, bem como na descoberta de habilidades como photoshop, Autocad... Entre outros.

Nesse sentindo o mouse de dedo, assim como os outros recursos citados acima podem beneficiar várias pessoas a utilizar de maneira mais eficiente o computador.



EXTRA! EXTRA! EXTRA!

Publicado em 07/10/10 uma matéria no jornal folha de São Paulo, com Anderson Batista dos Anjos, sobre o uso do GenVirtual, um programa utilizado na terapia ocupacional da Abdim, que visa a manutenção dos movimentos em pacientes acometidos por distrofias musculares. Acompanhem a matéria no link abaixo: http://www1.folha.uol.com.br/tec/811333-jogo-e-usado-no-tratamento-de-distrofia-muscular-em-sp.shtml


Colaboração: Silvia Junko - Setor de Terapia Ocupacional


Supervisão: Ana Carolina Gomes dos Santos

Revisão: Bruno de Pierro