Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa, tempo de renascer ...(Por Zizi Marques)

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica.

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.

Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

É o dia santo mais importante da religião cristã.

A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bíblia, no livro chamado “Êxodo”.
Quando Ramsés II, rei do Egito, subiu ao trono, apavorou-se com o crescimento do povo de Israel, achando que esse crescimento colocava em risco o seu poder. Essa preocupação, deu início a uma série de ordens e obras que levaram os judeus a um período de grande sofrimento.

Deus, vendo o que se passava com seu povo, escolheu Moisés para tirá-los dessa situação, dando a ele os poderes necessários para o cumprimento da missão. Na semana em que o povo de Israel iniciou sua jornada para sair do Egito, Deus ordenou que só comessem pão sem fermento, e no último dia quando finalmente estariam fora do Egito, seria comemorada a primeira Páscoa, sendo esse procedimento celebrado de geração em geração.

Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em judaico significa passagem, nesse caso, da escravidão à liberdade; Daí surgiu a palavra Páscoa. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, iluminada e regrada pelos preceitos de Deus.
O domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz!

“A páscoa existe para nos lembrar deste momento inigualável chamado ressurreição.

Ressurreição do sorriso, da alegria de viver, do amor.
Ressurreição da amizade, da vontade de ser feliz.
Ressurreição dos sonhos, das lembranças.”

Nós do Garagem-online, desejamos uma Feliz Páscoa a todos,
Que possamos renascer para vivermos uma nova vida na plenitude do amor!!!

A Páscoa na Abdim ...


Em continuidade ao trabalho que os pacientes, já vinham fazendo, o setor de Terapia Ocupacional formulou um projeto de arte em papel propício ao clima de Páscoa.
Neste projeto, foi montada uma maquete com coelhos empilhados, representando a Páscoa.
Para formar os coelhos foi utilizada a técnica em origami, diversificando os tipos de papéis (priorizando os papéis recicláveis), para preencher os corpinhos foi necessário assoprá-los (o que precisou de muito fôlego!), para o acabamento foi utilizado miçangas para os olhos e nylon para os bigodes, um pedaço de papel vermelho, cortado em triângulo para formar o nariz.
A técnica de quilling foi usada no preparo das cenouras, em estilo fashion, deram um toque diferente e divertido aos simpáticos coelhinhos.

Confiram!!!






Autor do Projeto: Sérgio Ferreira e Aline Ferreira (Pacientes)

Elaboração de Texto: Construção coletiva

Execução da maquete: Construção coletiva

Colaboração de Setor: Terapia Ocupacional

Supervisão: Adriana Nathalie Klein, (coordenadora do setor) João e Rogério (Terapeutas Ocupacionais)
Lívia e Raquel (estagiárias do 1° semestre).






2 comentários:

Para ajudar a falar sobre acessibilidade estou enviando um vídeo feito em Curitiba que mostra o que "eles" pensam sobre acessibilidade. (http://vimeo.com/22955031) Leiam também:
(http://uniaodasdistrofias.blogspot.com/2010/01/acessibilidade-vamos-fingir-que-existe_08.html)
Um blog deve interagir com pessoas e outros blogs para que se expanda, esperar que as pessoas o descubram na net e o acessem é correr atrás do rabo, não se contentem apenas com os acessos de pessoas ligadas à Abdim, o universo é maior que isso. Abraços sinceros

Zizi parabens pelo texto! A todos parabens pelo trabalho!! É bom saber que vocês continuam tendo bastante trabalho ai.
Eu queria ver o video, mas não estou conseguindo acessar...

bjos com saudade
Silvia

Postar um comentário