Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conhecendo o Serviço Social ( Por Alex Alan )

Muitas vezes procuramos o auxílio do Serviço Social, mas desconhecemos a abrangência de atuação desta profissão; Este serviço é um importante setor no combate às desigualdades sociais, econômicas e culturais existentes entre nós.


Com o objetivo de melhor conhecer o trabalho do serviço social, o paciente Alex Alan realizou uma pequena, porém, esclarecedora entrevista com as assistentes sociais da Abdim Maria Helena Gomide e Thaís Monteiro:

_O que é serviço social?

O serviço social é uma profissão de curso superior, com duração de 4 anos, e cujo objetivo de intervenção são as expressões da questão social.

O assistente social é o profissional que habilitado para o exercício da profissão que privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais, visando a prevenção, defesa e ampliação dos direitos humanos e justiça social.

_Como os assistentes sociais auxiliam os pacientes? E qual é o trabalho mais requisitado na Abdim?

Pautando-se numa ação investigativa o serviço social identifica o quanto as condições de alimentação, habitação, educação, renda, transporte, acesso ao serviços entre outros, podem interferir no cotidiano das famílias e o quanto podem determinar a adesão as condutas terapêuticas.

Como parte integrante da equipe interdisciplinar, o serviço social colabora na elucidação das situações de problemas apresentados, bem como propõe ações interventivas e educativas necessárias para o saneamento das questões, seja através de encaminhamento a recursos comunitários ou seja através de condutas a serem adotadas pela equipe e/ou no seio da própria família.

_Em quais setores da sociedade o serviços social pode atuar?

O assistente social pode atuar em instituições Públicas, Estaduais, Municipais.

Outros espaços profissionais são os setores privados (em empresas), as Organizações não governamentais (ONG’S), os Centros de saúde, abrigos, albergues.

_A evasão escolar é um problema que afeta muitas pessoas portadoras de deficiências físicas, e na Abdim não é diferente, seja por falta de transporte, estímulo (pessoal e/ou familiar), condições arquitetônicas da escola ou até a própria progressão da doença, no caso as distrofias musculares; O que sabemos é que lugar de crianças e jovens em idade escolar é na escola, como o serviço social vem enfrentando estas barreiras, porque as vezes as dificuldades não estão concentradas somente na escola e no transporte, mas na própria família?

Em se tratando de evasão escolar, o Serviço Social pauta sua ação na garantia dos direitos dos deficientes e das crianças e adolescentes no cumprimento das legislações vigentes, como por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Quando nos deparados com questões subjetivas, no caso a falta de estímulo familiar ou do próprio deficiente, procuramos conscientizá-los da importância da vida escolar, do quão a educação é importante na formação de indivíduos autônomos e protagonistas de sua própria história. É um trabalho lento, pois dependemos primeiramente do “desejo” pelo estudo por parte do deficiente que uma vez engajados as demais barreiras tornam-se transponíveis.

_As associações são sempre muito importantes não só para os pacientes e seus familiares no prestígio dos serviços ofertados, no aperfeiçoamento profissional das equipes, como também na vivencia de um modo geral, pois a experiência de determinada pessoa pode servir de referência para outra. Como é para o serviço social direcionar, “ser luz no fim do túnel” para as famílias de portadores de distrofias que não freqüentam a Abdim e que procuram os serviços da mesma para orientação e tratamento, uma vez que existe um limite de vagas para a realização dos atendimentos?

Ser a luz no fim do túnel para famílias que não freqüentam a Abdim por falta de vagas é uma responsabilidade muito grande, pois além de termos poucos locais que oferecen atendimento a essa população, não temos como garantir a qualidade. O levantamento e atualização de recursos externos é uma constante do Serviço Social não só para o tratamento de pessoas que não freqüentam a abdim como também para a demanda interna em questões como, habitação, transporte adequado, trabalho, situações familiares, cursos, entre outros.


As assistentes sociais da Abdim Helena ( a esquerda ) Thaís e ao centro o Alex, nosso repórter.


Colaboração: Serviço Social



1 comentários:

Parabéns Alex Alan!

Adorei a reportagem sobre o serviço social, ressaltando a importância da profissão.
Aproveito para elogiar as assistentes sociais da ABDIM, que diariamente se dedicam aos pacientes e cuidadores.

Um abraço aquático
Priscila

Postar um comentário