Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa, tempo de renascer ...(Por Zizi Marques)

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica.

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.

Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

É o dia santo mais importante da religião cristã.

A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bíblia, no livro chamado “Êxodo”.
Quando Ramsés II, rei do Egito, subiu ao trono, apavorou-se com o crescimento do povo de Israel, achando que esse crescimento colocava em risco o seu poder. Essa preocupação, deu início a uma série de ordens e obras que levaram os judeus a um período de grande sofrimento.

Deus, vendo o que se passava com seu povo, escolheu Moisés para tirá-los dessa situação, dando a ele os poderes necessários para o cumprimento da missão. Na semana em que o povo de Israel iniciou sua jornada para sair do Egito, Deus ordenou que só comessem pão sem fermento, e no último dia quando finalmente estariam fora do Egito, seria comemorada a primeira Páscoa, sendo esse procedimento celebrado de geração em geração.

Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em judaico significa passagem, nesse caso, da escravidão à liberdade; Daí surgiu a palavra Páscoa. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, iluminada e regrada pelos preceitos de Deus.
O domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz!

“A páscoa existe para nos lembrar deste momento inigualável chamado ressurreição.

Ressurreição do sorriso, da alegria de viver, do amor.
Ressurreição da amizade, da vontade de ser feliz.
Ressurreição dos sonhos, das lembranças.”

Nós do Garagem-online, desejamos uma Feliz Páscoa a todos,
Que possamos renascer para vivermos uma nova vida na plenitude do amor!!!

A Páscoa na Abdim ...


Em continuidade ao trabalho que os pacientes, já vinham fazendo, o setor de Terapia Ocupacional formulou um projeto de arte em papel propício ao clima de Páscoa.
Neste projeto, foi montada uma maquete com coelhos empilhados, representando a Páscoa.
Para formar os coelhos foi utilizada a técnica em origami, diversificando os tipos de papéis (priorizando os papéis recicláveis), para preencher os corpinhos foi necessário assoprá-los (o que precisou de muito fôlego!), para o acabamento foi utilizado miçangas para os olhos e nylon para os bigodes, um pedaço de papel vermelho, cortado em triângulo para formar o nariz.
A técnica de quilling foi usada no preparo das cenouras, em estilo fashion, deram um toque diferente e divertido aos simpáticos coelhinhos.

Confiram!!!






Autor do Projeto: Sérgio Ferreira e Aline Ferreira (Pacientes)

Elaboração de Texto: Construção coletiva

Execução da maquete: Construção coletiva

Colaboração de Setor: Terapia Ocupacional

Supervisão: Adriana Nathalie Klein, (coordenadora do setor) João e Rogério (Terapeutas Ocupacionais)
Lívia e Raquel (estagiárias do 1° semestre).






sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Direito de ir e vir (Por Gustavo Adolfo e Douglas Maciel)

Um bate bola com os pacientes Gustavo Adolfo e Douglas Maciel, que respondem a diversas questões sobre as dificuldades da acessibilidade.

- O QUE É ACESSIBILIDADE?

Acessibilidade é poder ir a qualquer lugar, sem encontrar barreiras, e ter uma mobilidade “normal”.

- O QUE É UM AMBIENTE NÃO ACESSIVEL? DÊ EXEMPLOS.

Ambientes não acessíveis são lugares com escadas, sem rampa e banheiros não adaptados.

- O QUE É EXCLUSÃO PARA O DEFICIENTE?

A exclusão para o deficiente físico é feita de diversas formas. Um dos exemplos vivenciados é como as pessoas ignoram a presença dos portadores de necessidades especiais no ambiente, levando-os ao isolamento e discriminação, sem contar que a maior exclusão social vem das instituições públicas, como uma escola sem rampa, hospitais sem elevadores, em que em determinado exames, como o de raios-X, o aparelho encontra-se em outro andar, igrejas sem banheiros, calçadas esburacadas. Deficientes também “não se divertem” baladas, cinemas, bares, museus são campeões no quesito EXCLUSÃO, são raros os lugares de diversão que são acessíveis.

Todos os exemplos citados acima são formas de exclusão, pois as cidades convivem com a pluralidade das pessoas tendo o direito de escolher o que quer, aonde ir e o que fazer sem barreiras físicas e psicológicas, muitas vezes tendo a vontade de ir a algum lugar, mas no caso do deficiente nem sempre pode ser assim!

-A LEI DA ACESSIBILIDADE

Segundo o site Licitamais (www.licitamais.com.br), trata-se da lei nº 10.098/00 - Acessibilidade das pessoas com necessidades especiais

Por Lei Federal, todas as atividades comerciais devem respeitar e atender aos padrões e normas de acessibilidade a idosos e deficientes físicos, com acessos a cadeirantes, e banheiros adaptados para sua perfeita e confortável utilização.

 EXEMPLOS DE LUGAERES ACESSIVEIS ( Mercadão, metro de sp, natura empresa, prainha Caraguatatuba, aquário de sp, parque villa lobos, praia grande)




EXEMPLOS DE LUGARES NÃO ACESSIVEIS (Hospital Cema, Museu do Ipiranga, acesso ao cinema do shopping penha, Instituto Clemente Ferreira, cinema shopping Butantã,
Autódromo de Interlagos, escolas, calçadas, )

Filmes com audiodescrição no Cine-Sesc - São Paulo

O Festival Sesc Melhores Filmes 2011 é uma retrospectiva dos melhores filmes do ano passado. Todas as sessões terão Audiodescrição!


A Programação:

O Festival acontece do dia 07 ao dia 28 de abril. Serão sessões as 14:00, 17:00, 19:00 e 21:30. Aos domingos teremos sessões as 11:00 também.

Teremos filmes como: Toy story3, Tropa de Elite 2, Vincere, Chico Xavier, Nosso Lar, High School Musical, De pernas pro ar, Crepúculo:Eclipse, Lula, o filho do Brasil, Alice no país das Maravilhas entre muitos outros. Serão 43 filmes audiodescritos no total!!!

Gostaríamos muito da presença de vocês !

Para mais informações entre em contato com o CineSesc nos telefones ou e-mail abaixo:
Rua Augusta, 2075, Cerqueira César, São Paulo – SP – cep 01413-000
telefone: 11 3087-0500.fax: 11 3087-0501.e-mail: email@cinesesc.sescsp.org.br


Visite também o site da iguale:  http://www.iguale.com.br/


Fonte http://www.bengalalegal.com/blog/

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Jacaré de Miçangas 2 - O Retorno

Nosso amigo, Thiago Tomé, iniciou um projeto de elaboração de manuais para trabalhos artesanais na Terapia Ocupacional, em colaboração com a terapeuta Silvia Junko Nakazune.

O primeiro manual é um chaveiro que há tempos Tiago produz (Vejam Matéria: Quando a Bijuteria vira Jóia  - Edição Maio/2010).

Juntos, eles elaboraram um roteiro passo a passo, possibilitando a qualquer pessoa fazer o seu jacaré de miçangas.

O famoso jacarezinho de miçangas de Tiago, já tinha se tornado mania na comunidade ABDIM - uma galera desfila com seu jacarezinho a tiracolo.

Agora, com esse manual, cada um vai poder confeccionar o seu próprio chaveiro:



Não percam as próximas publicações do Garagem-online, com outros manuais.

Contato de Tiago: tiagothome@hotmail.com

THE EFFICIENT - A nossa rede!!!

No dia 27 de Janeiro 2011, uma nova Rede Social foi habilitada na internet a THE EFFICIENT "A NOSSA REDE". Este novo site de relacionamento tem o funcionamento similar ao dos já existentes, mas com um grande diferencial é voltado ao público com deficiência.


Além de uni-los, o site tem a intenção de aproximá-los de empresas e instituições solidárias, empresas que atuem direta ou indiretamente para o segmento, clínicas e profissionais ligados a causa, entre outros objetivos.

O site tem sido bem aceito, crescendo dia a dia contando com a divulgação e apoio de seus membros. Importante frisar, que a rede está aberta ao público em geral porém, prevalecem os interesses da pessoa com deficiência.

Os membros se expressam através de imagens, vídeos, poemas e textos postados em seus blogs que relatam como convivem em uma sociedade onde a acessibilidade ainda não atende as suas necessidades. Tem sido um importante canal de disseminação de informações relevantes quanto aos direitos dos deficientes e que nem sempre são do conhecimento dos maiores interessados.

Eventos importantes como a Reatech considerada a maior feira de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade da América Latina e uma das 3 maiores feiras do mundo, fazem parte da agenda do site, que também divulga outras atividades e ações relacionadas ao meio.

Acreditasse que em breve, o site será utilizado também por empresas e agencias de empregos que busquem por profissionais com deficiência afim de atenderem o preceito constitucional regulamentado pelo artigo 93 da Lei nº8.213/91, que visa a adaptação social da pessoa com deficiência.

A rede conta ainda com uma sala de bate-papo (chat), onde os membros interagem trocando idéias e experiências, e desta forma, ajudando uns aos outros. O Chat tem se mostrado o local preferido dos membros e já tem gerado grandes amizades e até alguns namoros!

Para ser um membro da rede basta acessar http://theefficient.ning.com e se cadastrar, é gratuito e de fácil utilização.