Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

domingo, 31 de julho de 2011

O Mundo é uma bola ( Por Andre Hidemi )

O futebol mundial apresenta diferentes estilos de jogo divididos por região, remetendo as culturas de cada lugar. Assim, podemos apresentar as seguintes culturas de futebol: asiático, árabe, africano, europeu, anglo e latino-americano. O futebol asiático é fraco, de baixa qualidade, não tem jogadas bonitas, sem jogadas aéreas, sem técnica, sem malabarismos e sem raça. Do futebol asiático fazem parte as seleções da China, do Japão, da Coréia do Sul, da Coréia do Norte, da Índia, da Indonésia, da Tailândia, da Malásia e do Vietnã.

 O futebol árabe se caracteriza por ser fraco e de baixa qualidade, sem jogadas bonitas e aéreas, porém, apresenta mais técnica, raça e malabarismos. Destacam-se as seleções da Arábia Saudita, Egito, Tunísia, Marrocos, Irã, Argélia, Iraque, Líbia e Síria.

O futebol africano é forte, de boa qualidade, tem mais técnica, raça e malabarismos, mas sem jogadas bonitas e aéreas, e sempre dá trabalho para a seleção brasileira. Fazem parte do futebol africano as seleções de Costa do Marfim, África do Sul, Camarões, Nigéria, Senegal, Quênia, Gana, Congo e Angola.

O futebol europeu é forte, de boa qualidade, de boa técnica, com jogadas bonitas e jogadas aéreas, porém, pouca raça e malabarismos e tem grandes estrelas. Deste grupo fazem parte as seleções da Inglaterra, França, Itália, Alemanha, Holanda, Espanha, Dinamarca, Portugal, Romênia, Sérvia,Croácia, Eslovênia, Rússia, Ucrânia, Bélgica, Suécia e Noruega.

 O futebol anglo é formado pelas seleções de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia e se parece com o futebol europeu, possuindo um pouco mais de raça.

O futebol latino-americano não tem muitas jogadas aéreas, mas apresenta jogadas bonitas, força, boa qualidade, boa técnica, muitos malabarismos e muita raça. Fazem parte do futebol latino-americano as seleções do Brasil, Argentina, México, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Costa Rica, Chile, Venezuela, Equador, Peru, Panamá e Honduras. Assim, no futebol, observamos as culturas asiática, árabe, africana, européia, anglo e latino-americana.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Parque do Ibirapuera ( Por José Aparecido )

E dando seqüencia as suas sugestões culturais, o José nos apresenta desta vez alguns parques e dentre eles um que se confunde até mesmo como sinônimo da cidade de São Paulo:






O público que visita o Ibirapuera pode aproveitar diversas atrações e atividades que estão dentro do parque, ás crianças podem se divertir e brincar, e os adultos têm varias opções de recreação e lazer para praticar.

A cidade de São Paulo abriga 32 parques municipais que funcionam como áreas de lazer e descanso para quem busca refúgio dentro da capital. Atualmente o mais freqüentado e completo de São Paulo é o Parque do Ibirapuera, que oferece playgrounds, quadras, ciclovia, pista de Cooper, bosque de leituras, viveiro, escola de jardinagem, museu, planetário, espaço para eventos, um lago com várias espécies de peixes e abriga mais de cem tipos de aves.

A cidade conta ainda com os parques do Carmo, Vila Lobos, Guarapiranga, Anhanguera, Santa Amélia, Chico Mendes, São Domingos, Jardim Felicidade, Cidade de Toronto, Chácara das Flores, Raul Seixas, Piqueri, Vila Guilherme, Vila dos Remédios, Luís Carlos Prestes, Raposo Tavares, Cemucam, dos Eucaliptos, Nabuco, Parque Lina e Paulo Raia, dentre vários.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Anarriê, tour, Balancê!!!

Este é mais um registro da nossa festa junina anual. Vale lembrar que ela está cada vez mais animada e a colaboração dos pacientes, cuidadores e funcionários é primordial para o sucesso da comemoração.

Veja nas imagens um pouco da alegria e da empolgação que tomou conta da Abdim durante uma semana de uma autentica festa na roça:






quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conhecendo o Serviço Social ( Por Alex Alan )

Muitas vezes procuramos o auxílio do Serviço Social, mas desconhecemos a abrangência de atuação desta profissão; Este serviço é um importante setor no combate às desigualdades sociais, econômicas e culturais existentes entre nós.


Com o objetivo de melhor conhecer o trabalho do serviço social, o paciente Alex Alan realizou uma pequena, porém, esclarecedora entrevista com as assistentes sociais da Abdim Maria Helena Gomide e Thaís Monteiro:

_O que é serviço social?

O serviço social é uma profissão de curso superior, com duração de 4 anos, e cujo objetivo de intervenção são as expressões da questão social.

O assistente social é o profissional que habilitado para o exercício da profissão que privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais, visando a prevenção, defesa e ampliação dos direitos humanos e justiça social.

_Como os assistentes sociais auxiliam os pacientes? E qual é o trabalho mais requisitado na Abdim?

Pautando-se numa ação investigativa o serviço social identifica o quanto as condições de alimentação, habitação, educação, renda, transporte, acesso ao serviços entre outros, podem interferir no cotidiano das famílias e o quanto podem determinar a adesão as condutas terapêuticas.

Como parte integrante da equipe interdisciplinar, o serviço social colabora na elucidação das situações de problemas apresentados, bem como propõe ações interventivas e educativas necessárias para o saneamento das questões, seja através de encaminhamento a recursos comunitários ou seja através de condutas a serem adotadas pela equipe e/ou no seio da própria família.

_Em quais setores da sociedade o serviços social pode atuar?

O assistente social pode atuar em instituições Públicas, Estaduais, Municipais.

Outros espaços profissionais são os setores privados (em empresas), as Organizações não governamentais (ONG’S), os Centros de saúde, abrigos, albergues.

_A evasão escolar é um problema que afeta muitas pessoas portadoras de deficiências físicas, e na Abdim não é diferente, seja por falta de transporte, estímulo (pessoal e/ou familiar), condições arquitetônicas da escola ou até a própria progressão da doença, no caso as distrofias musculares; O que sabemos é que lugar de crianças e jovens em idade escolar é na escola, como o serviço social vem enfrentando estas barreiras, porque as vezes as dificuldades não estão concentradas somente na escola e no transporte, mas na própria família?

Em se tratando de evasão escolar, o Serviço Social pauta sua ação na garantia dos direitos dos deficientes e das crianças e adolescentes no cumprimento das legislações vigentes, como por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Quando nos deparados com questões subjetivas, no caso a falta de estímulo familiar ou do próprio deficiente, procuramos conscientizá-los da importância da vida escolar, do quão a educação é importante na formação de indivíduos autônomos e protagonistas de sua própria história. É um trabalho lento, pois dependemos primeiramente do “desejo” pelo estudo por parte do deficiente que uma vez engajados as demais barreiras tornam-se transponíveis.

_As associações são sempre muito importantes não só para os pacientes e seus familiares no prestígio dos serviços ofertados, no aperfeiçoamento profissional das equipes, como também na vivencia de um modo geral, pois a experiência de determinada pessoa pode servir de referência para outra. Como é para o serviço social direcionar, “ser luz no fim do túnel” para as famílias de portadores de distrofias que não freqüentam a Abdim e que procuram os serviços da mesma para orientação e tratamento, uma vez que existe um limite de vagas para a realização dos atendimentos?

Ser a luz no fim do túnel para famílias que não freqüentam a Abdim por falta de vagas é uma responsabilidade muito grande, pois além de termos poucos locais que oferecen atendimento a essa população, não temos como garantir a qualidade. O levantamento e atualização de recursos externos é uma constante do Serviço Social não só para o tratamento de pessoas que não freqüentam a abdim como também para a demanda interna em questões como, habitação, transporte adequado, trabalho, situações familiares, cursos, entre outros.


As assistentes sociais da Abdim Helena ( a esquerda ) Thaís e ao centro o Alex, nosso repórter.


Colaboração: Serviço Social