Os ônibus interestaduais e internacionais devem ser
adaptados para o transporte de pessoas com deficiência até fevereiro de 2013. A
resolução é da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que poderá
multar ou até mesmo cancelar a autorização de funcionamento, se algum veículo
não assegurar as condições de acessibilidade exigidas.
Por lei, esses usuários têm direito a receber tratamento prioritário e
diferenciado nos ônibus com segurança e autonomia, total ou assistida, sem
pagar tarifas ou acréscimo de valores no preço das passagens.
A comprovação das adaptações deve constar na
documentação dos veículos, após vistoria do Departamento de Trânsito (Detran)
de cada estado. Portanto, os ônibus que fazem linhas de longa distância deverão
disponibilizar dois assentos para pessoas com deficiência e, nos semi-urbanos,
10% dos assentos devem ser reservados. Para embarque e desembarque de
passageiros, os veículos deverão estar adaptados com cadeira de transbordo,
plataforma elevatória ou rampa móvel.
Adaptação
As empresas têm 30 dias para fazerem adaptações
menores, como a possibilidade de transportar equipamentos (cadeiras de rodas,
muletas), independente do tamanho ou peso, sem pagar a mais por isso. Os
deficientes visuais devem embarcar com cão-guia, assim como, o balcão de vendas
de bilhetes deve ser adaptado. A ANTT exige que os funcionários sejam treinados
para auxiliar no embarque e desembarque de pessoas com deficiência.
A superintendente de Serviços de Transporte de
Passageiros da ANTT, Sonia Haddad, disse que não deverá haver aumento das
tarifas por causa das adaptações exigidas, entretanto as empresas que
comprovarem um desequilíbrio financeiro poderão solicitar a revisão dos preços
na agência.
“A preocupação agora não é com a tarifa, e sim fazer com que as empresas adaptem todos os seus veículos e cumpram as normas para que possamos implantar uma política de acessibilidade no transporte”, explicou.
“A preocupação agora não é com a tarifa, e sim fazer com que as empresas adaptem todos os seus veículos e cumpram as normas para que possamos implantar uma política de acessibilidade no transporte”, explicou.
Exigências
As regras de acessibilidade no transporte de
passageiros foram estabelecidas pelo Decreto nº 5.296/2004, que estabelece
critérios básicos para garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência e
dá um prazo de dez anos para adaptação às normas. Também já existem normas
vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional
de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que tratam do assunto.
A Associação Brasileira de Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) disse que as regras estabelecidas pela resolução da ANTT não são novas, portanto, já estão sendo cumpridas pelas empresas. Segundo ele, a indústria já está produzindo ônibus adaptados desde 2008 e os mais antigos atendem às regras de acessibilidade com dispositivos como rampas móveis e cadeiras de transbordo.
A Associação Brasileira de Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) disse que as regras estabelecidas pela resolução da ANTT não são novas, portanto, já estão sendo cumpridas pelas empresas. Segundo ele, a indústria já está produzindo ônibus adaptados desde 2008 e os mais antigos atendem às regras de acessibilidade com dispositivos como rampas móveis e cadeiras de transbordo.
Fonte: Blog Deficiente Ciente de Vera Garcia( http://www.brasil.gov.br/,)
1 comentários:
Vamos aguardar que a coisa seja séria, afinal nesse meu Brasil varonil a única coisa que levam a sério é o que não é, o futebol, fico p... afinal 30 bilhões pra copa e pra educação nada? Quem sabe sobra um pouco de vergonha e resolvam (pela copa e olimpíadas) fazer algumas concessões, Deus ajude.
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