Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Esportes Adaptados ( Por Marc Aoki )

Existem vários esportes adaptados para cadeirantes como o basquete, handebol e vôlei, mas eu não gosto desses esportes, sempre gostei é de futebol, eu pensava, bem que podia ter futebol adaptado para nós, mas um dia procurando pelo google achei futebol adaptado para cadeira de rodas motorizada, nossa eu fiquei feliz da vida e quem sabe a gente não monta um time aqui na abdim? Sonhar não custa nada!


Futebol de cadeira motorizada:

O futebol de cadeira motorizada é um esporte coletivo que está se formando agora, mas que é de pura emoção. É necessário o domínio de si mesmo, não precisa ter muita habilidade, e mais importante ter uma cadeira motorizada e uma bola de basquete.

Este esporte foi criado na França em 1991, que pode ser praticados por todos aqueles que tenham cadeira motorizada. Na parte da frente da cadeira é colocado um para – choque, que depois dos jogos é retirado, sem que a cadeira sofra algum dano ou alteração. Os jogos desenvolvem – se numa quadra de basquetebol normal aproveitando os seus limites especiais. A duração dos jogos é de 15 minutos, em cada uma das partes e as balizas são constituídas por duas traves. De forma a evitar que a bola não deixe o campo de jogo, existem planos inclinados nas partes laterais do campo.

Apesar de os princípios do jogo serem os mesmos do futebol clássico,algumas regras foram acrescentadas,de forma a compensar a não existência da terceira dimensão.

O futebol é praticado por todos, que por ele são apaixonados. Quantas crianças em cadeira de rodas, não gostariam de jogar futebol?
Ao futebol em cadeiras de rodas não existem restrições de idade, sexo de patologia, mesmo se tratando de competição. Nesta pratica basta ter cadeira motorizada, gostar de jogos coletivos e ter espírito de equipe.


Video com cenas de um campeonato internacional - Ligue o som


Quando eu jogava  (Depoimento)

Como todo brasileiro que gosta de futebol quando criança sonha em ser jogador e comigo não poderia ser diferente, mesmo tendo distrofia de duchenne, quando ia para escola da aacd só queria saber é de jogar bola, nada de estudar, ao invés de por os livros na mochila primeiro, eu colocava a bola e o uniforme de goleiro.

Quando chegava o intervalo eu e meus amigos já íamos correndo até o pátio para formar o time, mesmo cada um tendo uma patologia diferente dávamos um jeito para ninguém ficar de fora, os cadeirantes normalmente eram goleiro ou centroavante, mas só o meu time era diferente dos outros. Eu gostava de ser goleiro, mas uma vez tomei tanto gol que meu amigo Thiago falou: deixa eu ser o goleiro, e você fica na linha. Na hora não gostei muito, porque na linha tinha muitos cadeirantes e eu como andava, tinha medo de ser atropelado por eles, mas aí eu pensei comigo, me machucar não vou afinal eu usava goteira(ortese).

Sendo assim virei um centroavante,como não tinha muita força para chutar,o meu amigo só jogava a bola pelo alto para eu poder fazer os gols só de cabeça, eu fiz tantos que eles colocaram um apelido em mim de Jardel, na epoca o melhor cabeceador do campeonato brasileiro.

3 comentários:

Pois é, bons tempos mesmo.
Participava dessa "bagunça" ai e só tenho boas lembranças. Eu que aconselhei ele a ir jogar no ataque e no fim das contas me dei mal, porque tomei muitos gols de cabeça (risos).
É um grande amigo, de ontem, de hoje e de sempre.
Abraço

Postar um comentário