Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

E Viva o Dia 13! ( por Alex Alan )

Dia 13 de Outubro foi o dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, e como o Garagem Online não poderia ficar de fora dessa data, fizemos um breve resumo sobre essas profissões:


Fisioterapia

A fisioterapia é a ciência que estuda o movimento humano, tendo em vista a prevenção e o tratamento de distúrbios biomecânicos e de funcionalidade humana usando os recursos físicos e naturais do corpo humano.

Os fisioterapeutas são formados em um curso superior, pelo qual são capacitados a avaliar, reavaliar e prescrever tratamentos físicos, órteses com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens especificas que tem o objetivo de avaliar, tratar e minimizar problemas e prevenir as mais variadas disfunções.

Eles podem tratar os pacientes em consultório, clinica, centro de reabilitação e hospitais.

Uma formação curricular permite ao fisioterapeuta, em sua avaliação ou consulta a formulação do diagnóstico fisioterapêutico (cinesiológico-funcional).

.
A fisioterapia foi regulamentada oficialmente no Brasil pelo Decreto-lei nº 938 em 1969 e pela Lei federal nº 6. 316 em 1975.
Muitas pessoas não sabem da importância dos fisioterapeutas para os portadores de deficiências físicas, mas os pais, parente e amigos, que tentam conseguir uma qualidade melhor de vida sem dor para os pacientes, reconhecem essa atividade fundamental durante o tratamento.

Santa Alphais é considerada a padroeira dos fisioterapeutas



Terapia Ocupacional

A primeira guerra mundial deixou muitas seqüelas no mundo. Naquele período, surgiram muitas novas profissões, entre elas a Terapia Ocupacional (TO), por volta de 1918, com o objetivo de ajudar um grande número de pessoas mutiladas e incapacitadas ou com distúrbios neurológicos.

O primeiro curso no Brasil surgiu na Universidade de São Paulo (USP), no final da década de 1950. No entanto, a profissão só foi regulamentada em 1969.

Poucos conhecem esses profissionais, que se dedicam a cuidar de pessoas com problemas físicos, sensoriais, mentais, sociais ou psicológicos. As principais atividades da TO são o planejamento e organização do dia-a-dia, possibilitando autonomia e independência possível para melhorar a qualidade de vida.

O trabalho do terapeuta interfere diretamente na realização de atividades cotidianas, principalmente, tais como escovar os dentes, levar alimento à boca, além de atividades mais complexas, como dirigir.

Graças a esses profissionais, os pacientes aumentam suas chances de voltar a desempenhar suas atividades de vida diária, afirmando seus papeis na sociedade.

São muitas complicações para aqueles que necessitam de tratamentos, e o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional tentam nos proporcionar esta tão esperada qualidade de vida.

Faço o agradecimento para esse profissional que tanto nos ajuda a ter uma vida normal, dentro do possível. Parabéns pelo seu dia, e que você seja esse profissional tão especial. Continuem com esse trabalho brilhante para todos.

Muito obrigado.

Supervisão: Ana Carolina Gomes


Revisão: Bruno de Pierro

1 comentários:

Homenagem muito merecida, Alex!
Parabéns a todos!
beijo com saudades
Rosana

Postar um comentário