Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Saber para viver...

 
A escola é o primeiro grande contato social que temos na vida. É na escola que aprendemos o convívio comunitário, formamos nossa personalidade, adquirimos habilidades e independência.
 
Muitos são os motivos que levam os afetados pelas Distrofias Musculares a abandonarem o convívio escolar. A mudança constante da rotina, devido à progressão da doença, exige conhecimento da doença não somente por parte do paciente e de sua família, como de toda a equipe da escola, pois os educadores deverão mediar o entendimento e aceitação dos colegas de classe diante de “novas” situações ocorridas no dia-a-dia.
 
O bullying, as dificuldades de mobilidade física, as constantes quedas, a falta de estrutura arquitetônica para abrigar o cadeirante, as péssimas condições de transporte, o despreparo de muitos profissionais da educação para amparar o aluno afetado por uma deficiência física são alguns dos fatores que desmotivam e afastam o estudante que tem Distrofia Muscular deste importante espaço de produção e divulgação de conhecimento.
 
Nossa comunidade Abdim tem crescido e, em termos gerais, são poucos os associados mantidos na escola. Por essa razão, a diretoria reformulou o setor de Pedagogia, a nossa “garagem da criatividade”, e implantou o Projeto de Escolarização, ofertando novas possibilidades aos estudantes evadidos. Com isso, possibilitou a ampliação de trocas de experiências e contato com outros profissionais da área de Educação.
 
A Equipe de Coordenadores nos conta a implantação desta novidade...
 
O Programa de Escolarização é voltado a crianças, jovens e adultos atendidos na Abdim e objetiva que eles possam seguir estudando e que tudo aquilo que aprendam seja reconhecido para além dos muros dessa instituição. Sendo assim, existe a preocupação com a validação dessa oferta educacional, pois estudar, mesmo sem poder frequentar uma escola regular como os demais alunos, é um direito daqueles que fazem tratamento de doença crônica e/ou se encontram hospitalizados.
 
O projeto conta com uma equipe de professores preparada para acompanhar as crianças e jovens matriculados em escolas da rede oficial de ensino. Esses alunos geralmente faltam nos dias em que vêm a Abdim, perdendo, portanto, explicação de conteúdos, trabalhos e até mesmo provas. Os professores acompanham esses alunos tirando suas dúvidas e apresentando novos temas de ensino.
Os coordenadores, por sua vez, entram em contato com os profissionais da educação da escola de origem, solicitam conteúdos e atividades que possam ser realizadas na própria Abdim e que sejam fundamentais para complementar o trabalho desenvolvido na escola. Quando prontas, essas atividades são encaminhadas de volta à escola.
 
Para os alunos que estão afastados da escola, existe a opção de se matricular e contar com o apoio dos profissionais da educação da Abdim. Isso ocorre, por exemplo, no sentido de negociar as idas e vindas à escola, nos casos em que o aluno não possa frequentá-la regularmente por conta do tratamento.
 
Há também um incentivo para os jovens e adultos afastados há muito tempo da escola. Trata-se de aulas voltadas ao preparo para algumas avaliações reconhecidas pelo Ministério da Educação e que certificam os níveis de ensino fundamental (da 1ª a 4ª série e da 5ª a 8ª) e Médio (do 1º ao 3º ano).
Outra frente de estudo que desenvolvemos é o ensino de línguas e aulas preparatórias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), concursos públicos e vestibulares. Opções de estudo, portanto, não faltam. Nossa meta é ampliar as possibilidades daqueles que não tiveram a oportunidade de estudar e, acima de tudo, incentivar todos a sonharem cada vez mais alto.
 
Nosso trabalho também contempla a oferta de cursos de aprimoramento para professores de educação básica. Essas atividades têm por objetivo explorar temas relacionados a distrofia muscular e seus desafios junto aos profissionais da educação.
Aproveitamos essa possibilidade de contato para agradecer profundamente a oportunidade de divulgar um pouquinho do nosso trabalho por meio desse blog tão interessante! Queremos agradecer também a acolhida que temos recebido de todas as famílias e alunos. Isso tem renovado e ampliado, diariamente, nosso desejo de fazer parte da história das conquistas de cada um dos nossos alunos!
Equipe de Coordenação do Serviço de Atendimento Escolar Hospitalar
Profa. Dra. Amália Neide Covic
Profa. Me Fabiana Aparecida de Melo Oliveira
Profa. Esp. Cinthia Takeyama

1 comentários:

Ai que lindo!

Saudades dos meus aluno da ABDIM!

Boa sorte e boa aula a todos!


Bjões da pequena professora de História.

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