Atividade Física:
A equipe multidisciplinar da Abdim, preocupada com a qualidade de vida e bem estar de seus pacientes, implantou, o projeto de Atividade Física para os cuidadores (acompanhantes). Os professores Kauê (manhã) e Carol (tarde), alunos da Faculdade de Educação Física da USP, nos contam como foi realizar esta atividade.
Por: Kauê Bistriche e Carolina Teixeira Bartoletti
A idéia de realizar atividades físicas com os cuidadores dos portadores de Distrofia Muscular da ABDIM não é recente.
Inicialmente, os próprios fisioterapeutas passavam exercícios para que os cuidadores os realizassem em suas casas. Entretanto, pelo fato de muitos participantes desistirem do programa por falta de tempo e motivação para realizar os exercicios em casa, foi necessário repensar o projeto.
Assim, surgiu a idéia de realizar o programa de atividades físicas na ABDIM, com a orientação de educadores fisicos, enquanto os pacientes eram atendidos pelos fisioterapeutas.
O programa, que é diário, começou em Abril de 2009 e dura até hoje. De caráter não obrigatório - em que, durante um período de duas horas em sessões de 30 minutos, os cuidadores podem praticar alongamentos, exercícios de fortalecimento muscular, atividades de coordenação e dança.
O objetivo é aliviar as dores musculares relatadas pelos cuidadores, bem como proporcionar um momento de relaxamento e socialização durante a espera pelo tratamento dos pacientes.
"Vi o anuncio de estágio da ABDIM no mural da faculdade (EEFE-USP), e procurei a coordenadora do setor. Logo de inicio, já fui informada sobre o projeto anterior e sobre a dificuldade em reter as alunas com o decorrer do projeto. A tarde as desistências foram poucas, embora haja muitas faltas em decorrência das responsabilidades dos cuidadores com os pacientes na ABDIM, mas de forma geral os participantes gostaram do programa, principalmente das aulas de alongamento e fortalecimento muscular, que acredito, são as mais benéficas para a condição deles como cuidadores". completa Carol.
1- AUTO-ESTIMA:
A prática de exercícios físicos aumenta a confiança em si mesmo.
2- CAPACIDADE MENTAL :
Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.
3- COLESTEROL:
Exercícios vigorosos aumentam os níveis de HDL ( bom colesterol) no sangue, diminuindo riscos de doenças cardíacas.
4- DEPRESSÃO:
Pessoas com depressão brandas ou moderadas que praticam exercícios de 15 a 30 min / dia, experimentam uma variação positiva em seu quadro.
5- DOENÇAS CRÔNICAS:
O sedentarismo deixa o indivíduo duas vezes mais propenso a doenças cardíacas.
6- ENVELHECIMENTO:
Ao fortalecer músculos e coração, é amenizar o declínio das habilidades físicas, ajudando no retardo do envelhecimento.
7- OSSOS:
Exercícios regulares são fundamentais na construção e manutenção da massa óssea.
8- SONO:
Quem se exercita dificilmente vai ter problemas de insônia, e normalmente apresenta um sono mais tranqüilo.
9- ESTRESSE E ANSIEDADE:
A atividade física libera hormônios acumulados durante os momentos de estresse, também funciona como uma espécie de tranqüilizante natural – depois dos exercícios as pessoas experimentam uma espécie de serenidade .
Visite: http://www.peteca-esporteparatodos.blogspot.com/ (Informações extraídas do site)
Matéria Elaborada por: Zizi
Colaboração: Kauê Bistriche e Carolina Teixeira Bartoletti - Professores de Educação Física
Revisão: Bruno de Pierro
Supervisão: Ana Carolina e Jade Boscolo
1 comentários:
Falta a o Kaue...
Jade
Postar um comentário