Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

terça-feira, 25 de maio de 2010

Vivendo e aprendendo a jogar:

No mês de abril, foi realizado, na garagem, o Projeto-Projeto. Os garagistas elaboraram temas e escreveram uma justificativa de acordo com uma pesquisa de uma imagem que representasse o projeto escolhido.

Foram elaborados diversos temas, como meio ambiente, sexualidade, alimentação, arte oriental, carros, política, entre outros. Em seguida, houve uma votação entre os projetos e o mais votado seria desenvolvido em maio. O projeto vencedor foi Game, levando disparado o primeiro lugar:



Navegando no Mundo dos Games...

Com a definição do Projeto-Projeto e do vencedor do tema, GAMES, tivemos o auxilio de um especialista no assunto, Guilherme Figueiredo, 20 anos, estudante do 7º semestre do curso de Design de Games da Universidade Anhembi Morumbi.

Através de contato, com a educadora Jade, a GARAGEM conseguiu o apoio para o desenvolvimento deste projeto. Além de ter dado suporte técnico e didático, o estudante esteve na GARAGEM no dia 26 de abril e respondeu
aos meninos todas as curiosidades sobre o tão adorado GAMES.

Vejam como foi a entrevista!!!

Eder Telles – Gostaria de saber mais sobre o conceito de 3D.

R: As ferramentas, ou programas de computadores, de 3D funcionam como se você estivesse brincando de modelar com massinha. Entretanto, isso é reproduzido no computador. São com essas ferramentas que o designer dá volume aos personagens e objetos no cenário. È o programa 3D que torna o jogo, no quesito gráfico, mais realista.

César - Como incluir o personagem ao enredo?

R: Incluir um personagem a um enredo funciona da mesma maneira como se fosse criar uma história. Na verdade um game não passa de uma história dinâmica (ou seja, o jogador pode “alterar” o final) apresentada digitalmente.
Para incluir o personagem de uma forma com que ele faça sentido, é necessário um breve estudo do tempo e espaço da historia e uma justificativa coerente do motivo de cada coisa. Por exemplo, um guerreiro do ano de 2130, com armas e armaduras de alta tecnologia em um cenário medieval do século 12. Isso não faria tanto sentido para um jogo uma vez que o guerreiro não esta no mesmo tempo e espaço que seu perfil (ou no caso suas armas). Uma maneira de adequar isso seria ele não possuir arma nenhuma e ter voltado no tempo com algum tele transporte ou maquina do tempo. Talvez assim o guerreiro se encaixasse melhor no enredo.

Roldão - De onde vem a inspiração para desenvolver um game?

R: Inspiração e idéias para se criar um jogo novo veem de todos os lugares onde possa se retirar uma informação. Seja na TV, no radio ouvindo musica, em livros, revistas, gibis, jogos digitais. A partir de uma idéia retirada de algum lugar, o designer começa a moldá-la, juntando com outras fontes de idéias até chegar a uma idéia final para desenvolvimento do jogo.

W.Rabello - A continuação dos jogos depende de quê? Das vendas ou do sucesso?

R: Vendas e sucesso de um jogo estão interligados. Se o jogo faz sucesso, ou seja, se foi feita uma boa divulgação de marketing as pessoas vão se interessar e comprar o jogo, logo o jogo também fará sucesso em vendas. Entretanto, a continuação de um game é criada através de pesquisa de mercado, ou seja, entrevistas com jogadores para saber se caso houvesse uma continuação se eles comprariam ou não, uma vez que o jogo tenha feito sucesso na sua primeira versão.

Pablo - Como participo de um campeonato de games?

R: Existem diversas formas para participar de um campeonato. Existem campeonatos oficiais de alguns jogos como Winning Eleven (futebol) ou Sreet Fighter (luta) onde você tem que se inscrever pela internet (não tenho certeza sobre isso). Outra forma é você criar seu próprio campeonato em casa de algum jogo que você e seus amigos gostem. Criem regras de como funcionará o campeonato e que vença o melhor.

Todos - Para fazer o jogo, precisa-se de varias pessoas certo? Quais são essas divisões e qual a parte que você gosta de fazer?

R: Correto, precisa-se de muitas pessoas pra se criar um game assim como existem diversos cargos e setores na produção do mesmo. As divisões são feitas da seguinte maneira:
-Game Design: são os responsáveis pela criação do game em si. Ou seja, eles desenvolvem a temática, o perfil dos personagens e a historia do jogo (de uma maneira bem simples)
-Level Design: são os responsáveis em criar os desafios de cada fase, ou seja, o que o jogador deverá fazer em uma fase “x”. Com quem deve falar, pra onde deve ir, o que deve pegar, pra quem entregar. São eles que criam os desafios a serem passados pelo jogador.
-Roteiristas: são os responsáveis em criar a historia do jogo. Escrever ela inteira como se estivessem escrevendo um livro com inicio meio e fim.
- Desenhistas: são os que, como o próprio nome diz, desenham tudo: personagens, cenários, objetos, etc.
-Modeladores: são os profissionais que, baseados nos personagens e objetos desenhados pelos desenhistas, criam as versões dos mesmos em 3D.
-Animadores: são os que dão vida aos desenhos, ou seja são os que fazem os personagens andarem, pularem, chutarem e fazerem diversas outras ações tanto no 2D (desenho no papel) quanto no 3D.
-Editores Áudio Visuais: são os responsáveis pelos áudios do jogo (sons, efeito sonoros, etc.)
-Programadores: são os que juntam tudo e, a partir de códigos e linguagens de programação, dão dinâmica e criam os comandos do jogo.
Essas são as principais áreas. Existem os diretores de cada setor que avaliam o processo e corrigem possíveis erros. Existe também o setor de marketing que vai elaborar a divulgação do game. Mas para a criação de um jogo as principais áreas são essas citadas.
No decorrer da minha faculdade aprendi a fazer um pouco de tudo. Entretanto a área que eu gosto mais é de Game Design e Level Design onde você pode dar idéias totalmente exageradas e depois ir moldando até chegar em uma idéia de game inovadora.

Francielio - Quais programas são usados para se fazer os games, e, principalmente, quais mexem com os desenhos?

R: Existem inúmeros programas que podem ser utilizados para o desenvolvimento de um game. Existem programas para modelagem e animação 3D como, por exemplo, o 3D Max ou o Maya. Entretanto para desenhos ainda é o bom e velho papel e um lápis

Isabela - Para um Designer de Games, no mercado de trabalho tem muita concorrência? E dá lucros?

R: Atualmente o mercado de trabalho na área de Games não esta saturado. Embora aqui no Brasil essa área ainda não é muito grande, existem mais vagas do que profissionais o que acaba ocorrendo de profissionais de outras áreas, como por exemplo, ciência da computação, entrarem nesse ramo. Estima-se que um jogo de sucesso após de pronto pode gerar um lucro de aproximadamente 7 meses de descanso.

Anderson B. - Qual a parte mais demorada e/ou difícil para se montar um jogo?

R: Todas as partes de um jogo são de certa forma, complicadas. Todas exigem do profissional muita dedicação e qualidade. Entretanto a parte que eu considero mais difícil é a programação. São centenas de linhas,de códigos pra fazer tudo, personagens, animações, itens comandos, etc., funcionarem dinamicamente perfeito.

Aproveitando esse clima, nossa equipe desenvolveu um jogo fictício com muita criatividade que apresentamos a seguir:

Depois do jogo do super Nintendo, Mario Bros se machuca e vai para a cadeira de rodas. Seu arqui-inimigo, Bowzer, cria uma máquina do tempo e foge, levando a princesa, para a vila medieval. Bowzer, ao chegar à vila, ouve dos habitantes a respeito de uma lenda, que falava sobre uma tal armadura dourada, a qual quem a tivesse poderia fazer tudo o que quisesse.
Esta lenda tem sua origem na era medieval por volta do séc. V, quando os reis dos feudos mandavam nos camponeses que não mandavam em ninguém.

Bowzer consegue descobrir o local exato onde a armadura estava escondida, e mais ainda: descobre que a princesa Peach Toadstool descende dos criadores dessa armadura. Assim, Browzer acredita que a princesa provavelmente sabe como achar essa armadura. O que, na verdade, a princesa dos cogumelos desconhece.

Assim, Mário e sua super cadeira descobrem o esconderijo da máquina do tempo e nela viajam no tempo também.Acontece uma pequena mudança em seus trajes; ele volta no tempo e fica com um ar de Robin Hood.

Mário cai e se encontra em uma estrada, onde se depara com um monstro... Encontra com 7 monstros diferentes e tem 7 pessoas que o ajudarão.Tudo isso para resgatar a princesa. Ele precisará das dicas para isso!

Fase1
Personagem: Mendigo Louco Local: Estrada Inimigo: Monstro louco Enigma:o mendigo fala o enigma ao contrário. É, na verdade, a ultima pista, com o local correto da estada da princesa: “Ela foi para os lados dos gigantes”.

Fase 2
Personagem: Ladrão Aposentado Local: Floresta Inimigo: Lobo fardado Para vencê-lo, Mário deve utilizar um de seus poderes. Depois, o ladrão entrega uma bússola. Enigma: “Caminhe até onde as ovelhas ficam só que no meio desse caminho encontrará muitas armadilhas”.

Fase 3
Personagem: Criador de Ovelha Local: Pasto Inimigo: Ladrão de Ovelhas O ladrão de ovelhas estava roubando todas as ovelhas do criador de ovelhas, Mário derrota o inimigo utilizando emprestada a bengala do criador de ovelhas que dá agradecido o objeto que salvou sua vida e depois fala seu enigma.
Enigma: “Vá em frente e vire a direita, próximo ao rio encontrará a solução”.

Fase 4
Personagem: Criança Local: próximo ao rio Inimigo: Caveira Mário deverá derrotar a caveira utilizando simplesmente retirando a capa do monstro. Depois que Mário derrotar a caveira, a criança lhe emprestará seu super pulo. Enigma: “Suba a ladeira, vire a esquerda e encontre a casa da armadura”.

Fase 5
Personagem: Ferreiro Local: Na casa do ferreiro Inimigo: Bruxo-lobo O bruxo havia se transformado em lobo e prendido o ferreiro com a chave. Mário derrotará o bruxo em forma de lobo e irá cortar a calda do lobo, liberando assim o ferreiro. Então o ferreiro vai entregar uma espada imbatível para Mário. Enigma:Vá descansar e comer algo lá na taberna,talvez encontre alguém que possa te ajudar,pois eu só posso te proteger.

Fase 6

Personagem: Senhor feudal Local: Taberna Inimigo: O coiso – Freddie Mercury Prateado Eles se encontram dentro da taberna inicia o confronto. Muito forte, sua especialidade são as espadas e machado,mais muito lerdo fica tonto com movimentos rápidos. Depois de deixar a Coisa tontinho Mário da uma garrafada nele o deixando inconsciente e com sua própria espada do seu fim.Assim o Sr feudal oferece uma bebida e fala. Enigma: Vá até a igreja sempre me inspiro lá.

Fase 7
Personagem: Clero Local: Igreja Inimigo: Demônio. Ataque muito forte com pouca precisão, com um pouco de reflexo é possível escapar e contra atacar. Limite de tempo, necessário recarregar as energias. Mário está indo até a igreja quando vê o demônio tentando destruir a igreja, assim Mario tenta impedir.
Enigma: Lenda dos “Gigantes”.

“Há milhares e milhares de anos quando os deuses ainda habitavam a terra e se reuniam numa floresta. Eram 7 deuses: Thor, Carmim, Ivo “travesso”, Jade, Eid, Apolo e Ester.
E um dia, quando os homens passaram a habitar a Terra, também um homem, um único homem, invadiu esta reunião. Sendo muito bem recebido e adorado pelos deuses que inocentemente doaram cada um dos 7 uma parcela de seus poderes a ele. Porém, este homem não era nada bom e acabou destruindo boa parte do mundo. Assim, os deuses, muito tristes e enfurecidos, desapareceram com o homem, pegaram os poderes doados para ele e colocaram em uma armadura, fazendo um encanto que apenas alguém de coração puro poderia usar daqueles poderes. Após isto, eles jogaram uma mentira para os homens, em que quem entrasse na floresta ficaria petrificado para sempre. Porém, ali estava escondida a armadura. “Até o momento presente as pessoas são aterrorizadas por essa lenda...”.
Ouvindo por fim o conto, Mário compreende tudo e corre para a floresta já visitada por ele. Lá, encontra então seu arqui-inimigo, e iniciam uma luta ferrenha, na qual quem leva a vantagem é o herói Mario, que, além de resgatar a princesa, ganha a armadura dourada. E, podendo fazer o que quiser, volta para seu mundo.





FIM

Elaboração: Jade Boscolo e Ana Carolina Gomes - Pedagogas
Colaboração: Guilherme Figueiredo - Design de Games
Participação: Todos os pacientes




6 comentários:

parabéns a todos do setor de pedagogia, a Garagem, pelo belo trabalho com o Garagem Online!
Muito bom!

bruno.

Tive que sair antes de poder fazer uma pergunta.
Seria esta.
"Quais as principais extensões de arquivos de jogos e programas para editar, converter ou extrair?"
Exemplo: *.Adx = Audio, *.PVM = Gráfico imagens, *.SFD = Audio etc...

ficou muito boa a entrevista,
parabéns a todos os garagistas.

excelene trabalho
parabens ao setor de pedagogia.

"Quem se aceita como é, doando de si à vida
o melhor que tem, caminha mais facilmente para
ser feliz como espera ser.
A nossa felicidade será naturalmente proporcional
em relação à felicidade que fizermos para os outros.
E a alegria do próximo começa muitas vezes
no sorriso que você lhe queira dar."

foi bem legal e tambem é muito legal fazer jogos

Postar um comentário