Saber para entender...
Numa reunião de pauta do garagem online surgiu a proposta de mostrar as varias formas de tratamento sob o ponto de vista dos próprios freqüentadores. Foi escalada então uma verdadeira equipe de jornalismo que saiu a cata de toda e qualquer informação Abdim a fora, nossos repórteres e redatores entrevistaram profissionais e colheram depoimentos de alguns pacientes. Vale salientar que nossa matéria não tem nenhum cunho cientifico, tomara também ela sirva de referencia para os milhares de distróficos espalhados pelo Brasil e que o envolvimento durante a elaboração da mesma torne a relação paciente-profissional um pouco mais humana.
Introdução: Valdir Higino
Apresentamos a seguir o trabalho dividido em partes:
Estica e puxa... ( Por Alex Alan )
Exercícios de Alongamentos devem ser feitos todos os dias, para prevenir complicações aos pacientes com distrofias musculares. Por meio de um manual, o fisioterapeuta passa orientação aos pais e pacientes para complementar o tratamento na Abdim. Na entrevista com a fisioterapeuta Julia ela fala sobre esse assunto.
1-Quais os benefícios dos alongamentos domiciliares?
R: Por causa da tendência a retrações articulares, os alongamentos podem prevenir as deformidades mantendo as articulações íntegras. Os alongamentos devem ser feitos diariamente para ter o efeito esperado, por isso devem-se realizar os alongamentos em casa para complementar o tratamento.
2-O paciente pode fazer alongamentos sem a prescrição da fisioterapeuta?
R: O ideal é que o paciente seja orientado por um fisioterapeuta, que é profissional capacitado para isto.
3-Quantas vezes por semana os alongamento devem ser feitos?
R: Os alongamentos devem ser realizados diariamente.
4-Como o fisioterapeuta orienta os pais?
R: Aqui na Abdim temos um manual de alongamentos com fotos ilustrativos e explicações. Temos um manual para cuidadores e outro para o paciente. Pais, cuidadores e pacientes são orientados duas vezes por ano pelos fisioterapeutas para garantir que estão realizando corretamente e sempre podem tirar duvidas.
5-Quais as conseqüências de não realizar os alongamentos?
R: O aparecimento das deformidades pode ser mais precoce, isso pode dificultar ate mesmo para andar. Também pode causar dor e dificuldade no posicionamento na cadeira de rodas.
Supervisão: Ana Carolina
Revisão: Bruno de Pierro
Colaboração da Fisioterapeuta Motora: Julia Satie Nishiguchi
3 comentários:
Muito interessante as dicas ! Percebi porém que parecem serem mais voltadas aos portadores já com movimentos e mobilidade comprometidos. Estas dicas seriam válidas também aos portadores que ainda tem mobilidade (ex. portadores da DM Steinert ou estágios iniciais) ou seria mais importante a prática de atividades físicas direcionadas ? Parabéns e grande abraço a todos.
Francisco Mota
O Garagem encaminhou a pergunta do Sr.Francisco, para a fisioterapeuta motora Julia Satie Nishiguchi.
Resp: Os alongamentos são sempre importantes, mesmo na fase inicial da doença, porém como eu disse na entrevista, apenas um fisioterapeuta pode avaliar e direcionar o tratamento.
Nós agradecemos à participação!!!
Postar um comentário