Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Glub, glub... ( Por Douglas maciel )

A entrevista com as fisioterapeutas da ABDIM Renata Ferrari Silva e Débora Ciotek de Castro, ambas da fisioterapia aquática, teve como mote as seguintes questões: Por que alguns pacientes entram na piscina e outros não; quais os métodos que usam para cada paciente; por que não há atendimento em alguns dias; no que a terapia aquática ajuda; o que as fisioterapeutas têm que saber para atender os pacientes; e os pacientes que tem medo de água, tem que ter uma fisioterapeuta para cada paciente.

Segue a entrevista abaixo
Repórter Douglas Maciel

1. Por que alguns pacientes entram na piscina e outros não?
A princípio, todos os pacientes que tem Distrofia Muscular têm indicação para realizar fisioterapia aquática/hidroterapia, porém há algumas condições associadas à distrofia que impedem a realização esse tratamento, como cardiopatia grave e restrição respiratória grave. Também existem outras condições que impedem temporariamente de entrar na piscina como infecção respiratória, alteração dermatológica (pele), infecção de ouvido entre outros.

2. Quais os métodos que usam para cada paciente?

O principal método utilizado na ABDIM é Halliwick, que visa à adaptação e independência na piscina. Algumas atividades do método se correlacionam com atividades funcionais realizadas fora da piscina (como rolar e levantar da cama). Também são utilizadas algumas técnicas que são modificadas e adaptadas de acordo com cada paciente como: hidrocinesioterapia e Bad Ragaz que são exercícios para grupos musculares específicos; Watsu e Ai Chi, que são técnicas de relaxamento.

3. Porque não tem atendimento em alguns dias?
Para a piscina funcionar de forma segura tanto para o paciente quanto para os fisioterapeutas é necessário seguir alguns critérios de segurança como temperatura da água, do ambiente e limpeza adequada da água da piscina (nível de cloro, pH e alcalinidade).

4. No que a terapia aquática ajuda?
A fisioterapia aquática ajuda os pacientes com Distrofia Muscular a prevenirem encurtamentos musculares e no alívio de dores, além de facilitar movimentos e funções que muitas vezes não são possíveis fora d’água, como andar, jogar bola, entre outros.

5. O que as fisioterapeutas têm que saber para atender os pacientes?

É importante que o fisioterapeuta que atenda pacientes de Distrofia Muscular na piscina saiba que, assim como na fisioterapia motora não é recomendável utilizar muita resistência ou peso durante os exercícios, respeitar os limites de cansaço assim com reconhecer seus sinais (aumento do esforço respiratório, diminuição da qualidade do exercício, entre outros), e realizar períodos de descanso. Também é necessário que o fisioterapeuta tenha conhecimento de algumas técnicas específicas para a piscina que diferem das utilizadas na fisioterapia motora.

6. E os pacientes que tem medo de água?
É comum que os pacientes tenham medo ao entrar na piscina durante as primeiras vezes, pois não sabem como seu corpo vai reagir nesse novo meio ou o que ele é capaz de realizar na água. Em gera,l o medo vai diminuindo assim que ele aprende algumas habilidades aquáticas e percebe sua potencialidade. Por isso, é importante que o fisioterapeuta passe confiança e segurança ao paciente.

7. Tem que ter uma fisioterapeuta para cada paciente?

Na maioria dos casos sim, pois cada individuo é único e tem suas particularidades e objetivos específicos a serem trabalhados na água, porém existem situações que o atendimento em dupla ou grupo é proveitoso como pacientes com quadro clínico leve e semelhante, assim um paciente incentiva o outro e torna a terapia mais prazerosa.




Video : Walter Marconcini
Supervisão : Ana Carolina Gomes
Correção : Bruno de Pierro

3 comentários:

Olá!
Adorei a matéria. Vou começar a atender um paciente com DMB na hidro, no estágio da faculdade, e estava com algumas duvidas que a matéria esclareceu!
Parabéns e obrigada!

Parabéns pela matéria pacientes e equipe da garagem!!! Adoramos o novo vídeo!!!
Um Abraço
Equipe de fisioterapia aquática da ABDIM

Oi!!
A matéria foi bem feita,parabéns.
É bom fazer a matéria sobre fisioterapia aquática e aprender algumas coisas!
Grato,Vinicius Tavares Lima.

Postar um comentário