Movimento Salve a TV Cultura
Em plena campanha eleitoral, nos deparamos com uma grande polêmica, as tvs públicas do Brasil e a "falta" de verba do governo para manter a tv cultura no ar.
Para entender...
"Ex-secretário de Cultura do Estado de São Paulo, João Sayad assumiu a presidência da TV Cultura em junho com a missão de reduzir a TV pública paulista a uma simples TV estatal. Com o aval do ex-governador José Serra e do atual governador, Alberto Goldman, Sayad pretende reduzir ao máximo a produção de programas e cortar o número de funcionários em quase 80%, dos atuais 1.800 para 400". (Bene - em Brasilianas.org)
Quem não assistiu Bambalalão, Mundo da Lua, Anos Incríveis,Programa livre, Fanzine (com o grande, Marcelo Rubens Paiva - primeiro apresentador de auditório portador de deficiência física) e tantos outros que fizeram parte da infância de muitos adultos de hoje?!! Raros são os programas destinados a EDUCAR e entreter (no sentido verdadeiro da palavra)nas Tvs privadas abertas. O que vemos são desenhos altamente violentos, jornalismo, novelas e cultos religiosos em excesso.
A única tv pública de canal aberto do Estado mais rico do Brasil, que apresenta uma programação sem apelação, destinada a multiplos gostos e idades, marco de uma geração, encontra-se a-me-a-ça-da ao extermínio.
A televisão é o meio mais acessível que a grande massa utiliza para se entreter, por que não unir o útil ao agrádavel?!? Fazer de um meio de comunicação público, um canal de acessibilidade às coisas públicas, uma alternativa ao lazer, unindo informação, socialização e aprendizado. Afinal, este é o papel das Secretarias da Educação e Cultura.
O que choca é a tão importante e falada educação, colocada em primeiro lugar nas propostas e debates eleitorais pelos candidatos nestas eleições (antes mesmos da saúde), deixar de ser importante da noite para o dia, disvinculando a responsabilidade do governo em aprimorar o setor,empregando verbas para a melhoria e qualidade educacional do Pais.
Ao invés de criar meios para recuperar aquilo que se têm, no caso a TV Cultura, prefere-se cortar custos, terceirizar ou até privatizar,como tantas outras vezes se fez, declarando-se total incompetencia em gerir e manter em poder do Estado aquilo que é PÚBLICO.
Mais uma vez, o POVO têm os seus direitos à educação, cultura e lazer negados, o exercício da cidadania ferido, em um País DE-MO CRÁ-TI-CO.
Que possamos nos lembrar de todas estas coisas em tempos futuros e oportunos!!!
Saiba mais: http://www.brasilianasorg.com.br/materia-artigo/falta-de-consciencia-sobre-tv-publica-e-historica
Texto : Zizi Marques
Colaboração e Revisão: Bruno de Pierro - Jornalista e Revisor do Garagem
Supervisão: Ana Carlolina Gomes - Pedagoga
4 comentários:
Otima materia zizi...
sou fã de carteirnha da tv cultura e realmente ela é possivelmente um dos unicos canais de tv aberto que esta interessada em educar....
Nesse ano vamos votar de maneira consciente
Zizi parabéns pale matéria, esta muito bem feita
Temos que lutar pela uma tv pública de qualidade
ADORA A TV CULTURA,EDUQUEI MEUS DOIS FILHOS ASSISTINDO A PROGRAMAÇÃO DELA,AGORA MINHA NETA APRENDE MUITO COM OS DESENHOS.
PRIVATIZAR ELA É UM CRIME CONTRA O NOSSO PATRIMONIO ,MAIS UMA VEZ O POVO DE SÃO PAULO JOGOU SEU VOTO NO LIXO COLOCANDO NO GOVERNO UMA PESSOA QUE INFELISMENTE NÃO PENSA NO SOCIAL
UM ABRAÇO
MARA
http://shirleybijuteria.blogspot.com/
Este é o meu blog que apresenta os materiais e ensina a fazer bijuterias.
BJS
Shirley Bastos
Postar um comentário